Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: FILMar
Data: 19/07/2023
O FILMar na Islândia com filmes portugueses
O FILMar na Islândia com filmes portugueses
A Cinemateca Portuguesa, através do projeto FILMar, apresenta a partir de hoje, 19 Julho, e até dia 23, um programa de filmes no festival IceDocs, na cidade de Akranes, Islândia. 
 
Serão apresentados quatro títulos, recentemente digitalizados com o apoio do programa EEAGrants, que estarão em diálogo com filmes islandeses, num trabalho de cooperação bilateral com um dos países financiadores deste projeto de digitalização e promoção do património fílmico relacionado com o mar. 
 
Serão mostrados A INDÚSTRIA BALEEIRA (João César de Sá, 1932), ERUPÇÃO VULCÂNICA DOS CAPELINHOS, FAIAL, AÇORES (Raquel Soeiro de Brito, 1958), A ALMADRABA ATUNEIRA (António Campos, 1961) e ALBUFEIRA (António de Macedo, 1968), em locais míticos da comunidade piscatória, como no centenário farol de Akranes, o histórico cinema Bíóhöllin, inaugurado em 1942, e no recentemente inaugurado Breið Research and Innovation Center. Os filmes estarão em diálogo com filmes islandeses, do arquivo do Icelandic Film Archives, com o qual o FILMar partilhará experiências de preservação, digitalização e promoção a partir do trabalho já desenvolvido. 
 
ERUPÇÃO VULCÂNICA DOS CAPELINHOS, FAIAL, AÇORES estará em diálogo com filmes de arquivo sobre erupções vulcânicas suas contemporâneas, num cineconcerto com a participação do DJ Flugvél. A INDÚSTRIA BALEEIRA e A ALMADRABA ATUNEIRA, serão contextualizados com SEA HARVEST, produção de 1939, assinada por Loftur Guömundsson (1892-1952), um dos históricos e pioneiros documentaristas islandeses. 
 
O programa inclui ainda uma conferência aberta ao público, coorganizada com o Icelandic Film Archive, com a presença do coordenador do FILMar, Tiago Bartolomeu Costa, proporcionando exemplos das abordagens temáticas e de conservação em curso. A sessão é dirigida, ainda, aos profissionais do setor, presentes no festival, debatendo modos de integração, contextualização e apresentação de filmes de arquivo. 
 
Esta presença na Islândia segue-se ao convite feito ao IceDocs pelo FILMar e pelo DocLisboa, em Outubro 2022, no âmbito do programa para profissionais Nebulae, permitindo a vinda da sua diretora, Ingibjörg Halldórsdóttir, a Lisboa, onde veio conhecer o projeto, bem como visitar o laboratório FILMar, instalado no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento e onde é feito o trabalho de digitalização, bem como os diferentes filmes em processo de trabalho.
O FILMar, iniciado em 2020, é operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, ao abrigo do Mecanismo Financeiro Europeu 2020-2024, que envolve os três países doadores – Noruega, Islândia e Liechtenstein – num programa mais vasto de ativação, cooperação, desenvolvimento e partilha de boas práticas que, no caso específico, se focam a identificação, preservação, restauro, digitalização, promoção e devolução às comunidades, do património fílmico relacionado com o mar. 
 
Até 30 Abril 2024, serão disponibilizados 10 mil minutos de filmes, contribuindo para a acessibilidade de títulos até agora apenas disponíveis em formatos analógicos, exibidos em sessões devidamente contextualizadas e em parceria com festivais de cinema e cineclubes, museus, projetos educativos e centros de investigação. 
 
O programa de cooperação bilateral, prevê a presença de profissionais dos países doadores no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo FILMar, bem como a partilha de experiências e boas práticas entre as equipas da Cinemateca Portuguesa, do Norsk Film Institut e do Icelandi Film Archive. Ainda, são organizadas sessões conjuntas, tanto em Portugal como na Islândia e Noruega, com filmes dos países envolvidos. Desde o início do programa, o FILMar já trouxe a Portugal diversos programadores, investigadores e realizadores noruegueses e islandeses, em ações realizadas no contexto das suas atividades com diferentes festivais de cinema nacionais, nomeadamente o IndieLisboa, o DocLisboa e o Motelx.  
 
O FILMar é financiado pelo programa EEAGrants Portugal, no âmbito do Programa Cultura, operado pela Direção-Geral do Património Cultural. 
 
Sobre o IceDocs: https://icedocs2023.eventive.org/welcome 
O programa completo: https://issuu.com/icedocs/docs/icedocs2023_baeklingur-issuu 
Sobre o programa EEAGrants: https://www.eeagrants.gov.pt/pt/ 
Sobre o FILMar: https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/cultura/projetos/projetos-pre-definidos/filmar-digitalizacao-do-patrimonio-cinematografico/