Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 02/11/2023
Nicolas Philibert na Cinemateca
Nicolas Philibert na Cinemateca
Nicolas Philibert, um dos grandes nomes do cinema contemporâneo atual e um dos principais documentaristas franceses em atividade, estará na Cinemateca para o arranque da primeira retrospetiva que lhe é dedicada em solo português, organizada em colaboração com a 24ª Festa do Cinema Francês.
 
Nascido em 1951 e tendo trabalhado como assistente de realização ao lado de realizadores como Alain Tanner ou Claude Goretta, estreou-se atrás das câmaras em 1978 com LA VOIX DE SON MAÎTRE, correalizado com Gérard Mordillat, documentário em que entrevistou os patrões dos principais grupos industriais franceses.
 
Depois de assinar um conjunto de obras em torno do montanhismo para televisão, dedicou o resto do seu trabalho ao cinema sendo autor de uma obra caracterizada pela mais nobre tradição observacional do cinema direto e pela sua reinvenção por um olhar fortemente personalizado e inventivo. Ao longo das últimas décadas retratou como poucos as mais variadas instituições, desde o museu do Louvre a um hospital psiquiátrico, passando por um jardim zoológico ou uma escola de província, cenário de um dos seus filmes mais populares e acarinhados: ÊTRE ET AVOIR.
 
A retrospetiva que a Cinemateca lhe dedica arranca no próximo sábado, dia 4 de novembro às 17h30, com a sessão de ante-estreia do seu mais recente filme SOBRE L'ADAMANT (Urso de Ouro do festival de Berlim de 2023, que estreará comercialmente em Portugal logo a seguir pela distribuidora Midas Filmes). Nicolas Philibert estará presente nessa sessão e durante a sua presença em Lisboa apresentará os seguintes filmes: LA VILLE LOUVRE (sábado, 4 de novembro, 21h30), NENETTE (segunda-feira, dia 6 de novembro, 19h) e LA MOINDRE DES CHOSES (segunda-feira, dia 6 de novembro, 21h30).
 
Programa completo da retrospetiva Os Pequenos Grandes Mundos de Nicolas Philibert disponível aqui.