Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 13/10/2022
MUDAR DE VIDA no programa A Season of Classic Films
MUDAR DE VIDA no programa A Season of Classic Films
No próximo dia 23 de outubro, no Cine-Teatro de Estarreja, em sessão especial dedicada à população de toda a região onde a obra foi rodada, exibe-se o filme MUDAR DE VIDA, de Paulo Rocha, de 1966.
 
A sessão é organizada pela Cinemateca Portuguesa em colaboração com o Cine Clube de Avanca, que este ano comemora os seus 40 anos de existência, e é integrada no programa A Season of Classic Films, lançado pela Associação das Cinematecas Europeias com o objetivo de estimular um conhecimento alargado do património cinematográfico europeu.
 
Segundo filme de um grande realizador do Cinema Português e Europeu e um dos marcos principais do “Cinema Novo” da década de 60, “Mudar de Vida” é um dos mais extraordinários retratos do Portugal dessa década, encurralado entre um presente fechado e sem horizontes e um futuro que se anuncia nas transformações da sociedade, já pressentido mas ainda bloqueado.
 
Rodado na praia do Furadouro e regiões adjacentes, o filme conta o regresso de um ex-combatente da Guerra Colonial aos seus lugares de origem e da sua busca de identidade numa comunidade e num território em mudança, em tempo de derrocada da pesca artesanal e da emergência das primeiras unidades fabris.
 
Articulada ainda com o Plano Nacional de Cinema e o Projecto FILMar (EEA Grants), a sessão contará com a presença de Isabel Ruth, uma das grandes protagonistas deste filme e de outros títulos fundamentais de Paulo Rocha.