Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 08/08/2024
MARIA DO MAR musicado ao vivo no Festival Internacional de Cinema Mudo de Bonn
MARIA DO MAR musicado ao vivo no Festival Internacional de Cinema Mudo de Bonn
Começa hoje a 40ª edição do Festival Internacional de Cinema Mudo de Bonn, na Alemanha. Até 18 de agosto, serão apresentados clássicos recentemente restaurados, redescobertas e obras raras da cinematografia mundial.

No dia 14, será exibido numa projeção ao ar livre para mais de 1500 espectadores a obra-prima do cinema mudo português, MARIA DO MAR (1930) de Leitão de Barros.

Uma síntese local das vanguardas cinematográficas europeias dos anos 1920, este filme combina uma composição e montagem muito inovadoras do ponto de vista formal com um olhar etnográfico sobre a comunidade piscatória da Nazaré, onde foi rodado. A mistura equilibrada entre modernidade e tradição, assim como a fluidez entre documentário e ficção, fazem deste filme uma obra fundadora na história do cinema português e um marco do cinema mudo europeu.

A sessão terá acompanhamento musical ao vivo pelos artistas Elizabeth Jane Baldry (harpa) e Stephen Horne (piano, flauta, acordeão).
 
De 16 a 18 de agosto, o filme estará disponível para todo o mundo em streaming online, com legendas em alemão, a partir da plataforma https://stummfilmtage.culturebase.org

Em 2000, MARIA DO MAR foi o primeiro filme trabalhado pelo laboratório de restauro fotoquímico da Cinemateca Portuguesa. O restauro digital de 2021 foi realizado pela Cinemateca no âmbito do projecto FILMar, integrado no Mecanismo Europeu de Financiamento EEA Grants 2020-2024. 

O filme encontra-se também disponível editado em DVD pela Cinemateca Portuguesa, com a composição original de Bernardo Sassetti, orquestrada por Vasco Pearce de Azevedo, Bernardo Sassetti e Luís Tinoco, e gravada em 2010 por Bernardo Sassetti (piano), Filipa Pais (voz), e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa (conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo).