Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Cinemateca digital
Data: 14/11/2018
Jornal de atualidades Imagens de Portugal
Jornal de atualidades Imagens de Portugal

Primeiros três anos do jornal de atualidades Imagens de Portugal disponíveis na Cinemateca Digital

 

Os primeiros três anos do jornal de atualidades Imagens de Portugal (1953, 1954 e 1955) estão agora disponíveis na Cinemateca Digital. São mais de 13 horas de imagens que incluem notícias sobre acontecimentos como o falecimento de Calouste Gulbenkian, o funeral de Egas Moniz, a chegada de Gina Lollobrigida a Lisboa, as sondagens no Tejo para construção da ponte, a inauguração do estádio da Luz, o casamento da Princesa Maria Pia de Saboia com o Príncipe Alexandre da Jugoslávia, ou as festas de Santo António em Lisboa, entre muitos outros.
As Imagens de Portugal tiveram três séries entre 1953 e 1970, sendo produzidas para o Secretariado Nacional da Informação do Estado Novo pela SPAC, a Doperfilme e a Tobis. Com 449 números e mais de 70 horas de imagens, as Imagens de Portugal são um arquivo audiovisual incontornável para estudar o país ao longo daquele período de quase duas décadas. As Imagens de Portugal marcam também a profissionalização do género, tendo contado com a supervisão técnica de realizadores e produtores como António Lopes Ribeiro ou Perdigão Queiroga, para além de muitos dos mais importantes operadores de imagem portugueses das décadas de cinquenta e sessenta. Sendo, ainda, um dos instrumentos mais sistemáticos de propaganda do Estado Novo, as Imagens de Portugal devem ser vistas não só como uma fonte para a história do país, mas também como uma fonte para a história do próprio regime autoritário português e dos modos como o mesmo conseguiu garantir a sua sobrevivência institucional e política até à Revolução de 1974.

A Cinemateca Digital, que já inclui atualmente mais de 100 horas de registos correspondentes a mais de 500 curtas-metragens de não-ficção da primeira metade do século XX, irá publicar ao longo dos próximos anos os restantes números das Imagens de Portugal.

Veja aqui

Notas

Legenda da imagem: Leão Rosemberg, Aquilino Mendes, Abel Escoto, António Lopes Ribeiro, Corte-Real Pamplona e Perdigão Queiroga, operadores de Imagens de Portugal, na receção do Itamaraty ao Presidente Craveiro Lopes, Brasília, 8 de junho de 1957 (col. CP-MC)