Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Encontros no ANIM
Data: 29/03/2019
ENCONTROS NO ANIM 2019
ENCONTROS NO ANIM 2019
Encontros no ANIM 2019
A Cinemateca organizará em maio deste ano a segunda edição dos “Encontros no ANIM”. Os Encontros, que terão lugar este ano nos dias 21 e 22 de maio, são um momento de partilha de conhecimentos e de reflexão crítica sobre a história do cinema em Portugal realizados conjuntamente por investigadores universitários, conservadores de cinema e, também, pelos protagonistas daquela história. Procurando promover o diálogo entre o trabalho de arquivo e o trabalho sobre o arquivo, os Encontros no ANIM incluirão debates sobre trabalhos de restauro ou digitalização em curso ou recentemente terminados, projeções comentadas de filmes recentemente restaurados ou pouco mostrados em sessões públicas, visitas às áreas técnicas do ANIM e comunicações acerca de investigações recentes ou em curso, preferencialmente sobre obras da coleção fílmica e museográfica da Cinemateca.
 
Em 2019, os Encontros estendem-se por dia e meio. Na tarde do dia 21 de maio terá lugar a visita ao ANIM, seguida de um painel temático intitulado “Sobre a digitalização de cinema português: boas práticas, fluxos de trabalho e casos de estudo”, com a participação de técnicos do ANIM e de empresas especializadas em restauro digital de imagem e som. No dia 22, a manhã será preenchida por uma painel de conferencistas convidados que abordarão filmes cujo processo de restauro e/ou de digitalização está em curso. Da parte da tarde terão lugar dois painéis abertos com comunicações selecionadas por uma comissão científica independente.
 
A participação como palestrante ou como ouvinte implica o pagamento de uma taxa de inscrição única de €20.
 
Chamada de trabalhos
Os Encontros no ANIM aceitam propostas de comunicação para os dois painéis abertos que terão lugar na tarde do dia 22 de maio. Estas comunicações podem incidir sobre qualquer tema e período cronológico da história do cinema em Portugal, devendo preferencialmente analisar obras da coleção fílmica e museográfica da Cinemateca. As comunicações serão selecionadas por uma comissão científica independente.
 
Envio de propostas, prazo e seleção
As propostas de comunicação devem usar o formulário online (hiperligação abaixo) e ser submetidas até 15 de abril. Todas as propostas serão sujeitas a um processo de avaliação cega pelos membros da Comissão Científica. As notificações de aceitação serão enviadas até 22 de abril. O programa final será publicado a partir de 29 de abril.
 
A participação como ouvinte ou conferencista implica o pagamento de uma taxa de inscrição única de €20 e será limitada pela lotação da sala onde se realizará o Encontro.
 
Inscrições e submissão de propostas: formulário

Mais informações: acesso@cinemateca.pt
Calendário
Submissão de propostas: 15 de abril
Inscrição como ouvintes: 15 de abril
Notificações de aceitação: 22 de abril
Publicação do programa final: 29 de abril
Pagamento das inscrições: 29 de abril a 3 de maio


Programa provisório Encontros no ANIM/2019
 
Dia 21/maio
14h00:                Partida de Lisboa (R. Barata Salgueiro, 39)
15h00-16h00:    Visita ao ANIM
16h00-16h30:    Pausa para café
16h30-18h30:    Sobre a digitalização de cinema português: boas práticas, fluxos de trabalho e casos de estudo
                              Tiago Baptista (Cinemateca): “Apresentação do fluxo de trabalho de digitalização da CPMC”; António Medeiros (Cinemateca) e Carlos Almeida (IrmaLucia): “Francisca (Manoel de Oliveira, 1981): caso de estudo”; Franco Bosco (Cinemateca), Fernanda Gurgel (Cineric Portugal) e Tiago Borrões (Cineric Portugal): “Os filmes de António Reis/Margarida Cordeiro: caso de estudo”
 18h30:                 Regresso a Lisboa           
 
Dia 22/maio
9h30:                  Partida de Lisboa (R. Barata Salgueiro, 39)
10h30-11h:         Pausa para café
11h-13h:              Painel aberto 1 (chamada de trabalhos aberta)
13h-14h30:         Almoço
14h30-16h:         Trabalhos de preservação e digitalização de cinema português em curso (conferencistas convidados)
                            Manuel Deniz Silva e Bárbara Carvalho (NOVA-FCSH): “As partituras de Armando Leça para filmes mudos portugueses”; Pedro Mota Tavares (FLUP): “Do pequeno formato cinematográfico como instrumento de pesquisa: o caso paradigmático do Auto da Floripes (1963)”; Paulo Cunha (UBI): “O cinema e o povo (As armas e o povo, 1975)”; Manuela Penafria (UBI): “Máscaras, um filme-síntese? (Máscaras, Noémia Delgado, 1976)    
16h-16h30:         Pausa para café
16:30-18h:          Painel aberto 2 (chamada de trabalhos aberta)
18h-18h30:         Encerramento
18h30:                 Regresso a Lisboa
 
Comissão Científica Encontros no ANIM/2019
Begoña Soto-Vázquez (Universidad Rey Juan Carlos, Madrid)
Daniel Ribas (Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa)
Eduardo Morettin (Universidade de São Paulo)
Filipa Rosário (Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra)
Susana de Sousa Dias (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes-CIEBA)
Teresa Castro (Université Sorbonne Nouvelle, Paris III)
ENCONTROS NO ANIM 2019
legenda: Francisca (Manoel de Oliveira, 1981) (detalhe do processo de restauro digital da imagem)