Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Edições
Data: 04/12/2024
Cinemateca e Serralves apresentam Catálogo Raisonné da obra de Manoel de Oliveira
Cinemateca e Serralves apresentam Catálogo Raisonné da obra de Manoel de Oliveira
A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e a Fundação de Serralves apresentam no próximo sábado, dia 7 de dezembro, um catálogo raisonné dedicado à obra de Manoel de Oliveira. O lançamento terá lugar às 15h30 na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, no Porto. Dois dias depois, dia 9 de dezembro, o catálogo será apresentado em Lisboa, na Cinemateca, no espaço da livraria Linha de Sombra às 18h30.

Ambos os lançamentos contarão com a presença de António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, e de José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema entre 2014 e 2024.

Idealizado por António Preto e José Manuel Costa, o catálogo que agora vê a luz do dia será um dos mais completos e abrangentes dedicados ao realizador português e surge na sequência de outras publicações em torno do universo de Oliveira editadas pelas duas instituições ao longo dos anos.
 
O projeto nasceu assim da «necessidade de uma obra de referência que, de forma integrada, e com dados validados pelas duas instituições, possa servir de apoio, seja a quem deseje entrar no universo de Oliveira, seja a quem, sobre ele, deseje empreender estudos mais aprofundados», explicam António Preto e José Manuel Costa na nota de abertura do catálogo.

Manoel de Oliveira Catálogo Raisonné inclui quatro ensaios sobre a totalidade da obra de Oliveira, uma antologia de textos que percorre toda a filmografia do realizador que reúne fichas técnicas, fotogramas reproduzidos a partir dos suportes originais dos filmes, sinopses, notas de intenções e outos escritos assinados pelo cineasta e outros autores, uma biografia de Manoel de Oliveira, as filmografias ativa e passiva e uma resenha bibliográfica bastante completa. A obra terá ainda uma versão em inglês, a lançar brevemente.