A Cinemateca volta a associar-se às comemorações do Dia Mundial do Património Audiovisual, data celebrada pelos membros da FIAF – Federação Internacional dos Arquivos de Filmes a 27 de outubro, evocando o dia em que, na Assembleia Geral de Belgrado em 1980, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento. Este ano as celebrações dividem-se pelas salas de cinema da Barata Salgueiro, pelo Arquivo Nacional das Imagens em Movimento e pelo Sardoal.
As comemorações arrancam em Lisboa nas salas da Barata Salgueiro com duas sessões de cinema. Na primeira, marcada para as 17h do dia 26 de outubro, será apresentada a nova versão digital restaurada em 4K de PEEPING TOM, o filme “maldito” de Michael Powell. Dois dias depois, a 28 de outubro, a Cinemateca exibe às 19h FILM, THE LIVING RECORD OF OUR MEMORY, um documentário assinado por Inés Toharia Terán sobre os desafios presentes e futuros que se colocam às cinematecas de todo o mundo na continuação da sua missão de salvaguarda e preservação do património audiovisual. A sessão contará com a presença da realizadora em Lisboa para apresentar o filme.
No dia 30, as comemorações saem de Lisboa, com iniciativas a decorrer no ANIM e no Sardoal. Ao longo de todo o dia a Cinemateca junta-se ao Plano Nacional de Cinema para organizar uma ação de formação de curta duração destinada a professores dos vários ramos de ensino subordinada ao tema “O Património Audiovisual - Visita ao Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) - Centro de Conservação da Cinemateca Portuguesa”. O objetivo é dar a conhecer aos docentes uma faceta específica do cinema e do audiovisual: a preservação e proteção patrimonial.
No mesmo dia, a Cinemateca apresenta no Sardoal a
estreia da nova cópia digital restaurada do filme GLÓRIA, de Manuela Viegas. Esta sessão especial, integrada no programa europeu
A Season of Classic Films, da Associação das Cinematecas Europeias, contará com a presença da realizadora e é organizada em colaboração com o Espalhafitas - Cineclube de Abrantes e o Município de Sardoal.