Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Internacional
Data: 11/10/2022
Cinemateca acolhe encontro de lançamento do CinEd 2.1
Cinemateca acolhe encontro de lançamento do CinEd 2.1
A Cinemateca organiza entre os dias 18 e 21 de outubro um encontro em torno do CinEd, um programa europeu de educação para o cinema, que acaba de entrar numa nova fase (2022-24). Em Lisboa estarão cerca de quatro dezenas de representantes dos parceiros do programa, oriundos de 12 países europeus.
 
O início dos trabalhos terá lugar no dia 18 na sala M. Félix Ribeiro, numa jornada pública que começa a partir das 14h45 com uma sessão de apresentação do projeto europeu CinEd 2.1 – Let’s Watch Together! e da sua pedagogia. Segue-se uma mesa-redonda que contará com a participação do diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, do realizador e professor Vítor Gonçalves, e de Os Filhos de Lumiére - Associação Cultural e representantes do CinEd.
 
A terminar o dia, às 19h, será exibido o filme O SANGUE (Pedro Costa, 1989), um dos títulos que integra a coleção de filmes trabalhados pedagogicamente pelo CinEd, com a apresentação da nova cópia restaurada do filme apresentada recentemente no Festival de Veneza.
 
Durante os dias seguintes o encontro continuará a ter lugar em sessões não abertas ao público onde serão discutidos pelos vários parceiros alguns dos aspetos mais importantes relacionados com este projeto europeu, nomeadamente a escolha de dois novos filmes provenientes das cinematografias grega e croata. Serão também discutidos vários aspetos da pedagogia CinEd, a colecção, os dossiers de apoio e novas ferramentas digitais, bem como questões relativas aos direitos dos filmes para fins educativos sobre os filmes exibidos em contexto pedagógico.
 
Sobre o CinEd
 
O CinEd é um programa europeu de educação para o cinema que visa facilitar a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade a descoberta do cinema europeu (e de outras regiões), procurando simultaneamente dar a conhecer o cinema enquanto forma de expressão artística e modo de conhecimento do mundo. O CinEd nasceu em 2015 pela mão do Instituto Francês em Paris, com o apoio da Europa Criativa – Programa Media, e é desde 2020 liderado pela Cinemateca Portuguesa, tendo como parceiro em Portugal a Associação Os Filhos de Lumière.

[créditos da fotografia: Barbora Doleželová]