Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Institucional
Data: 16/07/2019
Câmara Municipal de Loures atribui Medalha Municipal de Mérito à Cinemateca
Câmara Municipal de Loures atribui Medalha Municipal de Mérito à Cinemateca
A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema vai receber a Medalha Municipal de Mérito atribuída pela Câmara Municipal de Loures.
 
A Medalha Municipal de Mérito da CM de Loures é uma de três medalhas atribuídas pelo município e de acordo com a autarquia «é atribuída a pessoas que tenham contribuído de modo relevante para o bem-estar das populações; para a promoção dos valores da justiça e da solidariedade ou para a defesa dos direitos cívicos e sociais no âmbito do Concelho», assim como «a pessoas que se tenham notabilizado, no âmbito do Concelho» em áreas como a cultura, educação, desenvolvimento económico, conservação da Natureza ou atividade desportiva, entre outras.
 
A atribuição da medalha visa reconhecer o trabalho da Cinemateca naquele concelho, onde se encontra instalado o departamento ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), o Centro de Conservação da Cinemateca Portuguesa edificado na Quinta da Cerca no Freixial desde final de 1996.
Para além de ser neste Centro de Conservação que a Cinemateca desempenha as funções de salvaguarda e conservação do património cinematográfico nacional; é através dele que as relações entre as duas instituições se têm mantido  mais próximas e frutíferas entre estes dois organismos públicos ao longo dos anos.
 
A entrega da Medalha terá lugar no próximo dia 26 de julho, às 21h, na Praça da Liberdade, Paços do Concelho, em Loures, no âmbito da Cerimónia das Condecorações Municipais.