Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Restauros; Internacional
Data: 07/10/2019
“As Armas e o Povo” no Festival Lumière
“As Armas e o Povo” no Festival Lumière
O filme “As Armas e o Povo” vai ser apresentado em cópia nova digital na edição comemorativa do 10º aniversário do Festival Lumière, que decorre de 12 a 20 de outubro em Lyon, França. A cópia foi digitalizada pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e será lançada brevemente em DVD. A cópia digital (DCP 2K) apresentada em Lyon estará depois disponível para pedidos de empréstimo em Portugal e no estrangeiro.
 
“As Armas e o Povo” é o mais célebre filme da revolução portuguesa. Rodado durante a semana entre o 25 de Abril e o 1º de Maio de 1974, junta as grandes movimentações de massas aos discursos de Mário Soares e Álvaro Cunhal e a libertação dos presos políticos às entrevistas de rua conduzidas pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha. Assinado pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, é um documento histórico inestimável, feito a quente e em cima do acontecimento por vários técnicos e realizadores portugueses. Uma obra incontornável do cinema militante europeu, “As Armas e o Povo” é também um manifesto sobre a relação entre cinema e política, não apenas como mero difusor dos acontecimentos, mas sobretudo como participante ativo do ato revolucionário
O filme, exibido na secção Tesouros e Preciosidades deste festival dedicado ao património cinematográfico mundial, terá duas apresentações: no dia 14 de outubro, às 17h00, no Cinéma Opéra, e no dia 15 de outubro, às 21h30, na sala Lumière Fourmi.