Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 21/09/2013
Antevisão de outubro
Antevisão de outubro

Outubro, o mês de início da retrospetiva Fritz Lang, a decorrer até dezembro, numa das mais importantes iniciativas deste ano de programação na Cinemateca, conta ainda com duas outras fundamentais retrospetivas, dedicadas às obras de Claude Lanzmann e de Alain Cavalier, como anunciado, mas também com um ambicioso Ciclo em tributo ao trabalho da Cineteca di Bologna e a presença em Lisboa da atriz Françoise Lebrun.

 

A retrospetiva Lang intitula-se "Fritz Lang - O Tempo do Cinema" e tem início a 21 de outubro, com a projeção de "M" (1931), dando a ver na íntegra, ao longo dos dois meses seguintes, os filmes de Fritz Lang existentes a esta data. A retrospetiva Claude Lanzmann, organizada em colaboração com a 14ª Festa do Cinema Francês e a Midas Filmes, começa a 12, com a apresentação em ante-estreia nacional de "Le Dernier des Injustes /O Último dos Injustos" (2013), o mais recente filme do realizador francês, que acompanhará a sessão para um encontro com os espectadores no final da projeção. A retrospetiva Alain Cavalier, a decorrer no contexto e em colaboração com o Doclisboa '13, começa a 28, com a apresentação de "Le Combat dans l'Île" (1962) e Cavalier apresenta a primeira sessão na Cinemateca de "Martin et Léa" (1979).

No dia 15, a atriz Françoise Lebrun, que vem a Portugal para participar no Cinecoa 2013, vai estar na Cinemateca para apresentar duas sessões, igualmente organizadas em colaboração com aquele festival: o seu primeiro filme como realizadora, "Crazy Quilt" (2011) e o muito célebre "La Maman et la Putain" de Jean Eustache (1971), que Lebrun coprotagonizou com Jean-Pierre Léaud e Bernadette Lafont.

 

Alberto Seixas Santos retoma a apresentação das sessões "Escolhas de Alberto Seixas Santos", com "Lilith" de Robert Rossen  (1964), a projetar a 31 de outubro. José Medeiros Ferreira vem à Cinemateca no dia 17, apresentar "This Land Is Mine" de Jean Renoir.

 

O programa da retrospetiva Claude Lanzmann é consultável aqui. E o da retrospetiva "Fritz Lang - O Tempo do Cinema" aqui.

Antevisão de outubro
em cima: La Maman et la Putain / A Mãe e a Puta (Jean Eustache, 1971)
no topo: Le Dernier des Injustes / O Último dos Injustos (Claude Lanzmann, 2013)
foto de entrada: Die Spinnen / As Aranhas (Fritz Lang, 1919/20)