Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 20/01/2012
A economia pelo cinema em sessões apresentadas por especialistas
A economia pelo cinema em sessões apresentadas por especialistas

A série de sessões baptizada a partir de um filme célebre de Frank Capra, “Não O Levarás Contigo – Economia e Cinema”, a decorrer entre Janeiro e Julho na Cinemateca e concebida em ligação estreita com um conjunto de personalidades do mundo da economia, tem início na sexta-feira, 20, às 21h30, com o clássico de Orson Welles “Citizen Kane / O Mundo a seus Pés”, em projecção apresentada por Luís Campos e Cunha.

 

Dedicado à discussão de temas encontrados na confluência entre a economia e o cinema, do cinema como retrato e reflexo das grandes questões da economia, o programa assenta na ideia da proposta de um olhar cinematográfico sobre economia por figuras de reconhecida autoridade na matéria.

 

A Luís Campos e Cunha, seguem-se João Salgueiro, Miguel Marías e António Saraiva, que nos próximos três meses apresentarão respectivamente “It’s a Wonderful Life / Do Céu Caiu uma Estrela”, o filme culto com James Stewart realizado por Capra em 1946; “Tokyo No Yado / “Uma Estalagem em Tóquio” de Yasujiro Ozu, título japonês mudo de 1935 passado em Tóquio e centrado na personagem de um trabalhador desempregado; e o recente “Up in the Air / Nas Nuvens” (Jason Reitman, 2009), protagonizado por George Clooney.

Luís Campos e Cunha é professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, doutorado pela Columbia University de Nova Iorque e ex-Ministro do Estado e das Finanças. João Salgueiro, o economista que a Cinemateca recebe em Fevereiro, é co-fundador da SEDES, ex-Vice-Governador do Banco de Portugal e ex-Ministro do Estado, das Finanças e do Plano. Crítico de cinema desde 1966, o espanhol Miguel Marías, convidado de Março, é economista de formação, foi director da Filmoteca Española, director geral do Instituto de Cinema Espanhol, e tem obra publicada em cinema. António Saraiva, empresário, vice-presidente da Confederação Patronal e actual presidente da CIP-Confederação Empresarial de Portugal, marcará a sua presença na programação de Abril.

 

A economia pelo cinema em sessões apresentadas por especialistas
Citizen Kane, Orson Welles, 1941
em cima: "Uma Estalagem em Tóquio", Yasujiro Ozu, 1935
foto de entrada: Citizen Kane, Orson Welles, 1941