29/11/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
Gardens of Stone
Jardins de Pedra
de Francis Ford Coppola
com James Caan, Angelica Huston, D.B. Sweeney, Mary Stuart Masterson, Dean Stockwell
Estados Unidos, 1987 - 111 min
legendado em português | M/12
Depois de APOCALYPSE NOW, foi em GARDENS OF STONE que Coppola voltou ao Vietname, para um filme onde o cenário de guerra fica fora de campo e o argumento se concentra em cerimónias fúnebres e num casamento, centrando-se no universo militar e em especial no da solenidade ritual da Guarda de Honra do cemitério de Arlington. Um filme a redescobrir em que a dimensão íntima do drama de um país é filmada com um soberbo trabalho sobre a iluminação e o cromatismo.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/11/2023, 18h00 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Bernard Eisenschitz / Incertezas da Ficção e do Real
Paris 1900
de Nicole Vedrès
com narração de Claude Dauphin
França, 1948 - 83 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessões-conferência

as intervenções de Bernard Eisenschitz serão feitas em francês
Documentário de montagem sobre a Paris da Belle Époque, com documentos filmados entre 1900 e 1914. O filme começa com a Exposição Universal de 1900 e mostra mudanças culturais e sociais, com imagens das grandes avenidas da capital, dos bairros proletários, das inundações de 1910, culminando na declaração de guerra e na partida dos soldados, em agosto de 1914. Um filme “pitoresco e satírico, mas finalmente profundo e refletido”, na opinião de Georges Sadoul. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/11/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Nha Fala
A Minha Fala
de Flora Gomes
com Fatou N’Diaye, Jean-Christophe Dollé, Ângelo Torres
Portugal, França, Luxemburgo, 2001 - 89 min
legendado em português | M/6
Sessão apresentada por Livia Apa
Com música de Manu Dibango, Flora Gomes fez uma das raras comédias musicais africanas, que é muito mais do que um divertimento. Segundo uma crença local, toda a mulher que canta, morre. Uma jovem guineense vai estudar para Paris, onde se torna cantora. Consciente de ter violado um tabu, regressa a Bissau para organizar o seu próprio funeral e a sua ressurreição. “Vita organiza a cerimónia que reconciliará as duas culturas. Ousou fazer um ato de dessacralização para mostrar a todos que é possível construir o futuro sem deixar de ser aquilo que se é. Flora Gomes diz que para ele a música sempre foi o símbolo da liberdade. O seu filme é um perfeito exemplo disso” (Jeune Cinéma).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/11/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros – A Guerra no Cinema (Parte III): Para Além do Campo de Batalha
Supai no Tsuma
Mulher de um Espião
de Kiyoshi Kurosawa
com Yu Aoi, Issey Takahashi
Japão, 2020 - 115 min
legendado em português | M/12
Kiyoshi Kurosawa, um dos mais interessantes cineastas japoneses contemporâneos (e já objeto de um pequeno ciclo na Cinemateca, no início dos anos 2010), ensaia aqui um registo bastante diferente do dos filmes, na fronteira com o fantástico, que mais o celebrizaram. É um mergulho na sociedade japonesa de imediatamente antes, durante e logo depois da II Guerra, através da história da relação de um casal onde o marido, como o título indica, conspira contra o regime nacionalista. Mas a protagonista é ela, Yu Aoi, magnífica, tão estóica e sofrida como uma heroína de Mizoguchi (cujos filmes, a dado ponto, ela menciona).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui