05/12/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

Dezembro 2012
Crónica Parisiense
de Luís Miguel Correia
com Francisco Tavares, Francis Seleck, Patrícia Andrade, Sylvie Canape, Vítor d’Andrade, Pedro Lacerda, Marie Carie, António Fonseca
Portugal, 2012 - 24 min
legendado em português
com a presença de Luís Miguel Correia

Inspirado no artigo “Recordação de Béla Bartók” de Fernando Lopes-Graça (1947), a CRÓNICA PARISIENSE de Luís Miguel Correia pode ser descrito como um inesperado filme de época: “Paris, março de 1939. Enquanto por toda a Europa ressoa a marcha das tropas nazis, a capital francesa acolhe ainda artistas e intelectuais exilados de toda a parte. Neste ambiente cosmopolita, à beira da rutura, encontra-se também o compositor português Fernando Lopes-Graça. Um acaso feliz leva-o à presença daquele que considera o seu mestre, o intransigente compositor húngaro Béla Bartók. Para Lopes-Graça a ocasião vislumbra-se como uma oportunidade única para mostrar a Bartók as suas partituras…” A sessão prossegue com NINOTCHKA de Ernst Lubitsch (ver entrada em “O Que Quero Ver”).

07/12/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

Dezembro 2012
Ó Marquês, Anda Cá Abaixo Outra Vez!
de João Viana
Portugal, 2012 - 60 min
com a presença de João Viana

A sinopse apresenta o filme de João Viana em três frases: “Uma ambulância e um carro de polícia na esquina. Os meus amigos do cinema perguntam o que se está a passar. Uma mulher atravessa a rua a correr”. Ó MARQUÊS, ANDA CÁ ABAIXO OUTRA VEZ! é um filme sussurrado com Alberto Seixas Santos, Cláudia Varejão, Edgar Feldman, Edgar Pêra, Inês Oliveira, João Pedro Rodrigues, João Nicolau, João Salaviza, José Miguel Ribeiro, Júlio Alves, Leonor Noivo, Manuel Mozos, Marco Martins, Mariana Gaivão, Pedro Serrazina, Renata Sancho, Rita Nunes, Sandro Aguilar, Teresa Garcia.

19/12/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

Dezembro 2012
Entrecampos | Birth of a City
duração total da sessão: 82 minutos
com a presença de João Rosas

ENTRECAMPOS
de João Rosas
com Francisca Alarcão, Francisco Melo, João Simões, Miguel Carmo
Portugal, 2012 – 32 min
BIRTH OF A CITY
de João Rosas
Portugal, 2009 – 50 min / legendado eletronicamente em português

ENTRECAMPOS é a mais recente curta-metragem de João Rosas, com produção O Som e a Fúria. A sinopse apresenta-o assim: “Mariana tem 11 anos e acabou de se mudar de Serpa para Lisboa com o pai. Os primeiros dias na cidade são passados a arrumar a casa e a conhecer o novo bairro, Entrecampos. Após o primeiro dia de aulas, Mariana perde-se a voltar para casa da escola e tem de telefonar ao pai a pedir ajuda. No dia seguinte, trava amizade com um rapaz da sua turma, Nicolau, e o irmão deste, Simão, mais velho. Os dois irmãos convidam Mariana para lanchar e ajudam-na a chegar a casa.” Filme de fim de curso na London Film School, BIRTH OF A CITY estreou no IndieLisboa’09 (secção Cinema Emergente) numa versão de 75 minutos, apresentada como um diário londrino. A versão a exibir nesta ocasião é uma nova montagem.
 

20/12/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

Dezembro 2012
Amareloazulpretoamarelo
de Marta Ribeiro
com Emerson David, Ângelo Torres, Lalaxu Santos, Carla Gomes
Portugal, 2012 - 20 min
com a presença de Marta Ribeiro

Produzido pelos Filmes da Praça, com realização e argumento de Marta Ribeiro, AMARELOAZULPRETOAMARELO é uma curta-metragem de ficção: “Lucas vive uma fria rotina. As cores, cuidadosamente conservadas em pequenos frascos, preenchem uma parede inteira da sua sala, da sua vida. O quebrar desta rotina conduz-nos para uma dimensão sem linha temporal concreta: o passado e o futuro surgem, mascarados no presente”. A sessão prossegue com BLUE IN THE FACE (Ver entrada em O Que Quero Ver).

27/12/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

Dezembro 2012
A Esquina do Tempo | O Fantasma de Novais
duração total da sessão: 111 minutos
com a presença de Margarida Gil

A ESQUINA DO TEMPO
de Margarida Gil
com Henrique Espírito Santo, Beatriz Santos, Sofia Fernandes, Matilde Fatela
Portugal, 2012 – 21 min
O FANTASMA DE NOVAIS
de Margarida Gil
com Cleia Almeida, Miguel Nunes, Maria Raquel Correia, Carolina Amaral, Isabel Machado
Portugal, 2012 – 90 min

Programa duplo para dois filmes realizados em 2012 por Margarida Gil: A ESQUINA DO TEMPO tem argumento (de Margarida Gil) baseado no conto de Mariana Guerra com uma rapariga de 12 anos por protagonista, e foi distinguido com um prémio de escrita para cinema. O FANTASMA DE NOVAIS, produzido no contexto do plano de produção cinematográfica de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e estreado mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Roma, segue uma personagem que investiga o trabalho de Joaquim Novais Teixeira propondo-se como uma travessia entre o passado e o presente, a ficção e o documentário, várias cidades e épocas do século XX. O filme conta com participações de Júlio Pomar, Eduardo Lourenço, Teresa Ricou ou António da Cunha Telles.