26/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Carta Branca José-Augusto França
La Règle du Jeu
A Regra do Jogo
de Jean Renoir
com Marcel Dalio, Nora Grégor, Roland Toutain, Julien Carette, Gaston Modot, Mila Parély, Jean Renoir
França, 1939 - 110 min
legendado em português
sessão apresentada por José-Augusto França

O mais lendário filme de Jean Renoir. Sem personagem principal, com nada menos do que oito protagonistas, “sem história”, implacável e demencial, objeto de tanta ira como de admiração, LA RÈGLE DU JEU é, para muitos, a obra máxima de Renoir, mostrando-nos uma coreografia em que a câmara acompanha as fugas e jogos de amor das personagens, numa mansão senhorial. Enquanto dançam sobre o vulcão, a Europa e o mundo caminham para a guerra.

 

27/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Carta Branca José-Augusto França
Viaggio in Italia
de Roberto Rossellini
com Ingrid Bergman, George Sanders, Maria Mauban, Anna Proclemer
Itália, 1953/54 - 84 min
legendado em português

VIAGGIO IN ITALIA é muito possivelmente o filme maior de Roberto Rossellini. A crise de um casal numa viagem por Itália, a perda e a reconquista da fé, que é o milagre interior que acompanha aquele a que o par assiste durante uma procissão. O filme que, como escreveu Jacques Rivette na sua célebre "Lettre sur Rossellini", abriu "uma brecha por onde todo o cinema moderno deve obrigatoriamente passar".

 

28/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Carta Branca José-Augusto França
L'Avventura
A Aventura
de Michelangelo Antonioni
com Lea Massari, Monica Vitti, Gabriele Ferzetti
Itália, 1960 - 136 min
legendado em português

Itinerário sentimental de um par” (nas palavras do realizador), L’AVVENTURA é o primeiro filme da famosa trilogia antonioniana sobre a alienação. Uma mulher desaparece durante um cruzeiro no Mediterrâneo. O namorado e uma amiga tentam encontrá-la e acabam por tornar-se amantes. Um dos mais belos filmes de Antonioni.

 

30/11/2012, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Carta Branca José-Augusto França
Os Canibais
de Manoel de Oliveira
com Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória
Portugal, 1988 - 99 min

Baseado na novela de Álvaro Carvalhal, este filme-ópera, inteiramente cantado, com música de João Paes, é dos mais livres de toda a obra de Oliveira. Versão irónica do tema dos “amores frustrados” que tanto ocupou o cineasta nos anos setenta, em que a perversão das relações amorosas e o sacrifício carnal são literalmente levados às últimas consequências. Também é um filme atravessado de uma ponta à outra por um dos temas obsessivos de Oliveira: a re­presentação. Representação que passa de um tom macabro ao de um Carnaval.

 

30/11/2012, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Carta Branca José-Augusto França
Belarmino
de Fernando Lopes
com Belarmino Fragoso, Albano Martins, Júlia Buisel
Portugal, 1964 - 72 min

BELARMINO capta uma Lisboa noturna e marginal como até então ninguém a tinha filmado. Utilizando métodos semelhantes aos do cinema direto, Fernando Lopes segue Belarmino Fragoso, um pugilista, e através dele mostra os sinais de uma cidade (e de um país) à beira do sufoco.