20/05/2026, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
PERDEU-SE UM MARIDO
de Henrique Campos
com Laura Alves, António Silva, Virgílio Teixeira
Portugal, 1956 – 78 min | M/12
PERDEU-SE UM MARIDO é uma muito divertida (e pouco vista) comédia de enganos protagonizada por Laura Alves e António Silva. Trata-se da adaptação da peça de teatro homónima (de Frederico Pressler, que havia sido um enorme sucesso pouco tempo antes, no Teatro Monumental), onde dois desconhecidos, vítimas de um atropelamento, acordam amnésicos. Ele nunca a viu na vida. Ela jura que são casados. Comédia de recasamento à portuguesa, “surge como uma peregrinação simbólica de um casal que entrou na rotina, que esqueceu os pequenos gestos, os pequenos nadas ou as palavras absurdas que transfiguram um momento banal e lhe dão um toque de poesia. Que esqueceram no mecanismo de repetição, a própria ideia do amor” (Manuel Cintra Ferreira). Além disso, é um dos filmes da década de 1950 com uma equipa mais paritária, contando com a assistência de realização de Terezita Miranda, montagem de Isabel de Sá, assistida por Julieta de Azevedo. Isabel de Sá foi, aliás, a mais importante montadora da sua geração (juntamente com Fernanda Santos), tendo trabalhado de forma regular com realizadores como António Lopes Ribeiro, Manuel Guimarães, Arthur Duarte e, claro, Henrique Campos (com quem colaborou em seis longas-metragens).
consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui