CICLO
Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I


A Cinemateca prossegue a sua associação ao programa do Festival Temps d’Images, O Cinema à volta de cinco artes, cinco artes à volta do cinema, da responsabilidade de Pierre-Marie Goulet e Teresa Garcia, em colaboração com Ricardo Matos Cabo, este ano na sua oitava edição. O propósito mantém-se: questionar o cinema e a sua relação com as outras artes. O programa foi concebido com as contribuições de Bernard Eisenschitz, Marcos Uzal, Pierre Léon, Renaud Legrand, Cyril Neyrat, Stéfani de Loppinot e a colaboração da Cinemateca. Mantém-se igualmente a ideia da relação entre os filmes escolhidos e o encontro, no decorrer das projeções, com personalidades que ao longo dos últimos anos têm constituído um núcleo próximo deste projeto, em diálogo com os textos originalmente escritos para a ocasião. Todas as sessões contam, para além das presenças anunciadas sessão a sessão, com as dos organizadores da iniciativa.

05/11/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

À la Barbe d’Ivan | F for Fake
duração total da projeção: 98 min
06/11/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

A King in New York
Um Rei em Nova Iorque
de Charles Chaplin
Reino Unido, 1957 - 105 min
07/11/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

Un Homme qui Dort
de Georges Perec, Bernard Queysanne
França, Itália, 1974 - 73 min
07/11/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

Uncle Josh at the Moving Picture Show | Standard Gauge | Sixteen Millimeter Shrine
duração total da projeção: 62 min
 
08/11/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ciclo Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

One Hour with You
Uma Hora Contigo
de Ernst Lubitsch, George Cukor
Estados Unidos, 1932 - 80 min
 
05/11/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

Em colaboração com o Festival Temps D’images 2013
À la Barbe d’Ivan | F for Fake
duração total da projeção: 98 min
com a presença de Marcos Uzal

À LA BARBE D’IVAN
de Pierre Léon
França, 2010 – 11 min / legendado eletronicamente em português
F FOR FAKE
de Orson Welles
com Orson Welles, Oja Kodar, Elmyr de Hory, Clifford Irving, Joseph Cotten
França, Irão, 1974 – 88 min / legendado em espanhol e eletronicamente em português

De Pierre Léon, cineasta, ator, crítico, cuja obra os espectadores da Cinemateca conhecem, À LA BARBE D’IVAN usa imagens de IVAN, O TERRÍVEL de Eisenstein para refletir sobre a agressão policial ao jovem cineasta Joachim Gatti. “Retrato em vitríolo da ditadura estalinista, descrição a raio X da loucura paranoica que preside ao totalitarismo, À LA BARBE D’IVAN constitui um dos elogios mais subtis jamais realizados à coragem de um cineasta que, como dizia o título de um filme de René Vautier (1971), foi capaz de ‘Morrer pelas imagens’” (Nicole Brenez). F FOR FAKE é um dos mais insólitos filmes de Orson Welles, fabulosa incursão no mundo da ilusão, da fraude e da mentira. Welles prestidigitador, mestre de magia, traz até nós a presença de falsificadores célebres, na pintura (Elmyr de Hory) e na escrita (Clifford Irving, autor de uma falsa autobiografia de Howard Hughes) e mostra como o cinema é a arte suprema dessas ilusões. Particularmente o seu.
 

06/11/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

Em colaboração com o Festival Temps D’images 2013
A King in New York
Um Rei em Nova Iorque
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Dawn Addams, Oliver Johnston, Michael Chaplin
Reino Unido, 1957 - 105 min
legendado em espanhol
sessão apresentada por Marcos Uzal

Longe da personagem de Charlot, abandonada em 1936, em MODERN TIMES, Chaplin ajusta contas com os Estados Unidos em A KING IN NEW YORK, cinco anos depois de ter sido praticamente expulso do país: na sequência de um golpe de Estado, o rei de um país fictício da Europa Central foge para Nova Iorque com boa parte do tesouro do seu país. Aí chegado, vê-se envolvido em aspetos da cultura americana com os quais não contava, como o culto do dinheiro e da forma física. Durante uma visita a uma escola, tem um diálogo socrático com uma criança, que é uma crítica aberta à intolerância, que se manifestara durante a "caça as bruxas" do macarthysmo, de que o próprio Chaplin foi vítima.
 

07/11/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

Em colaboração com o Festival Temps D’images 2013
Un Homme qui Dort
de Georges Perec, Bernard Queysanne
com Jacques Spiesser
França, Itália, 1974 - 73 min
sem legendas
sessão apresentada por Marcos Uzal e Diogo Dória

Baseado num romance de 1967 de Perec, UN HOMME QUI DORT segue o percurso de um jovem estudante que decide suspender o curso da sua vida, encerrando-se numa mansarda, onde se alheia, indiferente a tudo. O mundo exterior não lhe fica, no entanto, indiferente a ele, surgindo em imagens parisienses e luminosas acompanhadas pela narração off de um diário não escrito de Ludmila Mikael. Primeira exibição na Cinemateca.
 

07/11/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

Em colaboração com o Festival Temps D’images 2013
Uncle Josh at the Moving Picture Show | Standard Gauge | Sixteen Millimeter Shrine
duração total da projeção: 62 min

UNCLE JOSH AT THE MOVING PICTURE SHOW
de Edwin S. Porter
Estados Unidos, 1902 – 2 min / mudo, sem legendas
STANDARD GAUGE
de Morgan Fisher
Estados Unidos, 1984 – 35 min / sem legendas
SIXTEEN MILLIMETER SHRINE
de Mitchell Leisen
com Barbara Jean Trenton, Ida Lupino
Estados Unidos, 1959 – 25 min / sem legendas

UNCLE JOSH AT THE MOVING PICTURE SHOW é um título da filmografia pioneira de Thomas Edison, realizado por Edwin S. Porter, que pode referir-se como um dos primeiros film on film. STANDARD GAUGE é uma homenagem à película 35mm, curiosamente filmada em 16mm: realizador do cinema dito experimental desde os anos sessenta, Morgan Fisher colecionou bandas de película de filmes de ficção, imagens de atualidades, imagens publicitárias e trailers durante o período que trabalhou em Hollywood, e filmou-as depois num plano único, acompanhado de um comentário seu sobre o conteúdo do material de arquivo, as qualidades técnicas da película e o seu envolvimento pessoal com o cinema e a sua história. SIXTEEN MILLIMETER SHRINE é um episódio da antológica série da televisão americana The Twilight Zone (o quarto da primeira série), e ficou conhecido pelas semelhanças com SUNSET BOULEVARD de Billy Wilder. Participando como atriz neste filme (no papel de uma nostálgica e envelhecida atriz), Ida Lupino realizaria o episódio seguinte da mesma série (THE MASKS). À exceção de STANDARD GAUGE, são primeiras exibições na Cinemateca.
 

08/11/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Festival Temps D’images: O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema: Cinematografia – Cinematografia I

Em colaboração com o Festival Temps D’images 2013
One Hour with You
Uma Hora Contigo
de Ernst Lubitsch, George Cukor
com Maurice Chevalier, Jeanette MacDonald, Genevieve Tobin, Roland Young, Charles Ruggles
Estados Unidos, 1932 - 80 min
legendado eletronicamente em português
sessão apresentada por Philippe Fauvel

Cukor começou por ser escolhido para realizar este filme, concluído por Lubitsch, com Cukor como assistente (!), o que mostra o prestígio imenso de Lubitsch nos anos trinta. Por outro lado, é um remake musical de THE MARRIAGE CIRCLE, geralmente indicado como aquele em que a marca do “Lubitsch touch” se consolida, seguindo uma história de casais trocados. Aqui, Chevalier e MacDonald, então um dos pares mais famosos do cinema, dão corpo a um casal cuja felicidade é perturbada pela entrada em cena de um sedutor.