07/10/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Alain Delon, A Virtude do Silêncio

Em colaboração com a Festa do Cinema Francês
Rocco E I Suoi Fratelli
Rocco e os seus Irmãos
de Luchino Visconti
com Alain Delon, Annie Girardot, Renato Salvatori, Claudia Cardinale
Itália, 1960 - 165 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
O drama da emigração e do desenraizamento cultural na obra-prima de Visconti que, no rasto de PLEIN SOLEIL, firmou definitivamente Alain Delon como uma estrela do cinema europeu, no papel do pugilista Rocco. Uma família meridional parte para o norte industrializado da Itália, onde cada um dos irmãos que a compõem conhecerá o seu destino: conformismo, naufrágio, santidade laica. Drama realista marcado por um pessimismo dostoievskiano (apesar da sequência final, que aponta para a luta de classes), ROCCO E OS SEUS IRMÃOS é uma magistral digressão pelos dramas da condição humana. “Pura ópera é a prodigiosa sequência da violação (à época, cortada em Portugal) com os acentos lancinantes de Delon e Girardot.” (João Bénard da Costa)

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
07/10/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Alain Delon, A Virtude do Silêncio

Em colaboração com a Festa do Cinema Francês
Mr. Klein
Um Homem na Sombra
de Joseph Losey
com Alain Delon, Jeanne Moreau, Francine Bergé
França, Itália, 1976 - 123 min
legendado eletronicamente em português |M/12
Uma das obras maiores de Joseph Losey e uma das mais importantes interpretações de Alain Delon no papel do Sr. Klein, um francês negociante de arte que, em Paris, sob a Ocupação, compra ao desbarato peças preciosas de judeus em fuga, até ao momento em que a sua própria identidade é posta em causa. O pesadelo kafkiano que muitos notam neste filme, escrito por Franco Solinas e que começou por estar destinado à realização de Costa-Gavras, é o da espiral em que a oportunista personagem mergulha. “Uma personagem Delon é muitas vezes comparada a um animal solitário, gracioso, mas perigoso, um leopardo ou um lobo, pese embora muitas vezes ferido. LE SAMOURAÏ cristalizou este homem fatal letal, mas vulnerável. Losey injeta brilhantemente as diferentes facetas da persona de Delon [aos 40 anos], na sua fase madura, no quadro histórico de MR. KLEIN.” (Ginette Vincendeau)

A sessão repete no dia 15 às 15h30, na Sala M. Félix Ribeiro

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui


 
07/10/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Roberto Gavaldón, o outro Mexicano
Camelia
Camélia
de Roberto Gavaldón
com María Félix, Jorge Mistral, Carlos Navarro
México, 1954 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma variação sobre a Dama das Camélias, trazida para o coração do melodrama mexicano: aqui o homem é um toureiro, e a mulher (María Félix, mais fatalista do que nunca) é uma atriz de passado duvidoso, possivelmente ex-prostituta. Tudo é exacerbado a um ponto máximo, de tal forma que até os mais fervorosos comentadores de Gavaldón admitem que se trata de um exagero “over the top” que deixa pelo caminho qualquer réstia de plausibilidade. Ao mesmo tempo, tal descrição deixa água na boca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
07/10/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Malamor / Tainted Love: Realizadores Convidados: João Pedro Rodrigues E João Rui Guerra Da Mata

em colaboração com a BoCA Bienal de Artes Contemporâneas
Xiao Hai | We Are Who We Are ep.1 - Right Here Right Now
XIAO HAI
“Rapazes”
de Tsai Ming-liang
com Lee Kang-sheng
Taiwan, 1991 – 50 min

WE ARE WHO WE ARE EP. 1 – RIGHT HERE RIGHT NOW
de Luca Guadagnino e Francesca Manieri
com Jordan Kristine Seamon, Jack Dylan Grazer, Chloë Sevigny, Alice Braga
Itália, EUA, 2020 – 58 min / legendados eletronicamente em português

Duração total da projeção: 108 min | M/12
Uma sessão dedicada ao cinema feito para o pequeno ecrã. Antes de REBELS OF THE NEON GOD, Tsai Ming-liang realizou quatro filmes para televisão, entre 1989 e 1991. XIAO HAI (“RAPAZES”) conta já com o seu ator-fetiche Lee Kang-sheng, então com pouco mais de vinte anos, naquele que foi o seu primeiro papel de protagonista. Kang-sheng dá corpo a um bully adolescente que extorque e maltrata um colega mais novo até que os papéis se invertem e uns rapazes mais velhos o colocam na mesma posição. Por sua vez, depois de CALL ME BY YOUR NAME, Luca Guadagnino experimentou as séries para as plataformas de streaming (HBO-Sky Drama) e daí resultou WE ARE WHO WE ARE (de que apresentamos o primeiro episódio), sobre um grupo de adolescentes, a viver numa base militar americana em Itália, perto de Veneza, que tentam descobrir o seu lugar no mundo. Ambas primeiras apresentações na Cinemateca. XIAO HAI será projetado em cópia digital.

A sessão repete no dia 16 às 19h30, na Sala Luís de Pina

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui