17/06/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte V)
Jim Thorpe - All American
O Homem de Bronze
de Michael Curtiz
com Burt Lancaster, Charles Bickford, Steve Cochran
Estados Unidos, 1951 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/12
JIM THORPE – ALL AMERICAN pertence ao início do período final do percurso de Curtiz, quando este trabalhava de maneira mais espaçada e menos intensa do que o fizera até então. Trata-se da biografia de um célebre e excelente atleta nativo-americano, cuja vida parece ter sido escrita por um argumentista de Hollywood. Jim Thorpe ganhou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1912, mas teve de devolvê-las por já ter atuado profissionalmente como atleta, fazendo a seguir uma carreira no futebol americano. Conheceu depois um longo período de depressão e decadência, com algumas participações como figurante em Hollywood (entre outros em CAPTAIN BLOOD, de Michael Curtiz) para ganhar o seu pão, antes de recuperar a forma física e a glória. Uma clássica biopic com sequências desportivas magnificamente filmadas.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
17/06/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte II)
Ulzana´s Raid
Ulzana, o Perseguido
de Robert Aldrich
com Burt Lancaster, Bruce Davison, Jorge Luke
Estados Unidos, , 1972 - 103 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
Western crepuscular de um dos maiores cultores do género pertencentes à Hollywood pós-clássica: Robert Aldrich. Burt Lancaster interpreta um experiente batedor que conhece como ninguém a cultura índia. Ele será providencial ao jovem tenente DeBuin para a captura do temível chefe índio Ulzana, um dos homens mais procurados do faroeste após se ter evadido da reserva com um grupo de seguidores. Baseando-se num argumento seco e muito bem construído e numa esplêndida interpretação de Burt Lancaster, não hesitando em mostrar cenas de violência crua, Aldrich realizou com este filme um dos mais belos epílogos de um grande género do cinema americano.

A sessão repete no dia 26 às 19h00, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
17/06/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
À Pala de Camões

Em colaboração com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário dos Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Associação Portuguesa de Escritores
Luís | Bibliografia
com a presença dos realizadores
LUÍS
de João Lopes
Portugal, 2012 – 28 min

BIBLIOGRAFIA
de Miguel Manso e João Manso
Portugal, 2013 – 75 min / legendado em inglês

Duração total da projeção: 102 min | M/12

Uma sessão dedicada a viagens, literais e metafóricas, a partir da assombração dos mitos nacionais. A curta-metragem LUÍS, assinada pelo crítico João Lopes e realizada no âmbito da Guimarães Capital Europeia da Cultura, parte de um facto: a existência de um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães. Esse objeto inspira uma investigação que se faz metamorfose, uma memória viva que se musealiza. Depois, BIBLIOGRAFIA parte de um episódio real. No Verão de 1969 quatro amigos construíram uma jangada para descer os rios Zêzere e Tejo até Lisboa. Quarenta anos depois, o filho de um deles evoca essa viagem num livro de poemas associando-a a uma metáfora da literatura portuguesa de viagens dos séculos XVI e XVII. Filmado por um seu irmão, BIBLIOGRAFIA é simultaneamente uma viagem e um recital flutuante, mas também um tributo a várias gerações e ao espírito explorador português. Os realizadores apresentam-no como um “filme-documentário-epopeia”, “A jangada – e o filme – flutuam sobre um caudal de séculos de história, peregrinações e literatura portuguesas”. LUÍS é apresentado pela primeira vez na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
17/06/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Billy Woodberry | Realizador Convidado
In The Street | Free Time | Haverá Eleições
sessão de dia 17 apresentada por Luís Mendonça com a presença de Cláudia Varejão que apresenta o seu filme HAVERÁ ELEIÇÕES e conversa com Billy Woodberry no final da projecção (em Inglês). Sessão de dia 27, projeção seguida de conversa com Lúcia Prancha e Billy Woodberry ( em Inglês).

IN THE STREET
de Helen Levitt, Janice Loeb, James Agee
Estados Unidos, 1946-1952 – 16 min / sem diálogos

FREE TIME
de Manfred Kirchheimer
2019 – 61 min / sem diálogos

IN THE STREET, um filme que Charles Chaplin não se cansava de ver, foi rodado em 1945-46 por sugestão de Janice Loeb e James Agee, por Helen Levitt, que muito fotografou as crianças no Harlem nessa década e cujas fotografias ocupam um importante lugar na história da fotografia. “As ruas dos bairros pobres das grandes cidades são acima de tudo um palco e um campo de batalha”, assim começa o texto do cartão inicial deste esplêndido filme. Concluído em 2019 pelo cineasta nova-iorquino Manfred Kirchheimer, aos 88 anos, FREE TIME é um filme-montagem musical, com sons de Ravel, Bach, Eisler e Count Basie, “um retrato invulgarmente doce da vida de Nova Iorque” (Filmmaker Magazine). Composto com imagens a preto-e-branco filmadas, em 16 mm, por Kirchheimer e Walter Hess em bairros como Washington Heights, Upper West Side ou Hell’s Kitchen, entre 1958 e 1960 (e restauradas pelo primeiro). A sinopse refere a cintilação “de um ritmo de vida diferente [que] capta os momentos de intervalo – miúdos a jogar stickball, lavadores de janelas, gente a ler jornais à varanda de casa – e a beleza arquitetónica de espaços urbanos”. FREE TIME é uma primeira apresentação na Cinemateca, em cópia digital.

*
HAVERÁ ELEIÇÕES. 1975: AS PRIMEIRAS ELEIÇÕES LIVRES EM PORTUGAL
de Cláudia Varejão
Portugal, 2025 – 35 min / legendado em inglês | M/12
“A 25 de Abril de 1975 dão-se as primeiras eleições livres em Portugal. Cerca de 92% dos eleitores recenseados compareceram às urnas, taxa que jamais foi superada até aos dias de hoje.” O filme é uma coprodução Terratreme Filmes e Fundação Calouste Gulenkian e foi realizado por Cláudia Varejão, integrando a exposição homónima patente na Fundação até 31 de outubro de 2025, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Duração total da projecção: 112 min | M/12

IN THE STREET e FREE TIME repetem no dia 27 às 19h30, na sala Luís de Pina.

consulte a FOLHA de IN THE STREET e FREE TIME aqui

consulte a FOLHA de HAVERÁ ELEIÇÕES aqui