05/06/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte II)
Butch Cassidy And The Sundance Kid
Dois Homens e Um Destino
de George Roy Hill
com Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Henry Jones, Cloris Leachman
Estados Unidos, 1969 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes mais populares do cinema americano, na viragem dos anos 60 para os 70, tempo de grandes transformações em Hollywood. O filme de George Roy Hill está na encruzilhada entre a nostalgia do clássico que já não podia ser e o desejo do moderno que ainda não consegue ser. Oscar para a fotografia de Conrad Hall. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.
05/06/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte V)
Trouble Along The Way
Barreiras Vencidas
de Michael Curtiz
com John Wayne, Donna Reed, Charles Coburn
Estados Unidos, 1953 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nesta comédia, John Wayne, que tem o papel principal, afasta-se momentaneamente dos seus papéis mais característicos neste período do seu percurso, que consistiam sobretudo em westerns. Aqui ele é um ex-treinador de futebol americano, divorciado e que vive de apostas, contratado por um colégio católico com dificuldades financeiras. Paralelamente, o homem, que tem a custódia da filha, vê a sua posição contestada pela ex-mulher, antes que tudo acabe em bem. Este foi o penúltimo filme de Curtiz produzido pela Warner, para a qual trabalhara desde que chegara aos Estados Unidos, em 1926. Primeira exibição na Cinemateca.

A sessão repete no dia 26 às 19h30, na sala Luís de Pina.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
05/06/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca Com os Encontros de Cinema do Fundão
Las Tierras Del Cielo
de Pablo García Canga
com Luis Moreno, Paula Ruiz, Lola Casamayor
Espanha, 2023 - 83 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
com a presença de Pablo García Canga
Num regresso inevitável à noite, à noite de Madrid, Pablo García Canga volta a refletir sobre a forma como se contam histórias, e aqui contam-se cinco. Entre memórias pessoais e histórias inventadas, ecoa um antigo filme japonês – sobre um padeiro poeta e uma rapariga que trabalha numa mercearia. Nove personagens reinterpretam o que viram e transforam-no no que precisam de contar. O que importa não é o filme original, mas o que dele sobrevive na boca de quem o evoca. Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.
05/06/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
À Pala de Camões

Em colaboração com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário dos Nascimento de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Associação Portuguesa de Escritores
8816 Versos
de Sofia Marques
com António Fonseca
Portugal, 2012-13 - 78 min
legendado em inglês | M/12
com a presença de Sofia Marques e António Fonseca
É dito que Camões terá demorado vinte anos a escrever os 8816 versos que compõem Os Lusíadas.
António Fonseca dedicou quatro anos da sua vida a torná-los seus. O ator resolveu abraçar um projeto inusitado: decorar integralmente Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Desde 2008 que trabalha nesse projeto de exaustiva memorização e tudo culminou numa apresentação pública integral da obra no dia 10 de Junho de 2012, na Guimarães Capital Europeia da Cultura – apresentação essa que demorou 14 horas. Este documentário, da realizadora e também atriz Sofia Marques, acompanha o ano que antecede essa apresentação final. No passado dia 3 de maio de 2025, António Fonseca apresentou pela última vez “a falação integral da obra de Luís de Camões, verso a verso, estrofe a estrofe, canto a canto”, numa programação do Teatro D. Maria II no Mosteiro dos Jerónimos.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui.