17/05/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados Em Família
E.T., The Extra-Terrestrial
E.T., o Extraterrestre
de Steven Spielberg
com Dee Wallace, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton, Drew Barrymore
Estados Unidos, 1982 - 115 min
legendado em português | M/6
sessão com apresentação
Um dos mais célebres filmes de ficção científica jamais feito é também um belíssimo “conto de fadas”, materializado pela magia de Steven Spielberg: num cenário de história de fadas (a nave chaleira, as bicicletas voadoras, a noite do Halloween), Spielberg conta a história de um pequeno “alien” esquecido na Terra que se refugia numa casa onde as crianças o escondem e o ajudam numa odisseia de regresso a casa. Um deslumbramento. Esta sessão acontece, também, no contexto de “A Cinemateca com o FIMFA LX25".

consulte a FOLHA da CINEMATECA  JÚNIOR aqui
17/05/2025, 17h00 | Sala Luís de Pina
Portugal 1974 - Um sítio que não existe, um tempo que verdadeiramente existiu
Fighting For Worker´s Power | On The Side Of The People | Fatima Portugal À Genoux
FIGHTING FOR WORKER’S POWER
de Newsreel Collective
Reino Unido, 1975 – 18 min

ON THE SIDE OF THE PEOPLE
de Newsreel Collective
Reino Unido, 1976 – 48 min

FATIMA PORTUGAL À GENOUX
de Bernard Bloch, Josette Lassaque, Manuela Barros
França, 1975 – 25 min

duração total da sessão: 91 min
legendados eletronicamente em português
| M/12

Formado em 1974, o Newsreel Collective dedicou-se a filmar as vidas dos trabalhadores com intuitos de ação e debate político: “São basicamente sobre pessoas como nós, os fazedores, em luta por uma vida decente contra um sistema que a nega.” Sobre o caso português, FIGHTING FOR WORKERS’ POWER retrata o caso do jornal República, a ocupação da Rádio Renascença, o crescimento do poder popular em Portugal; ON THE SIDE OT THE PEOPLE detém-se na ocupação da Tinturaria Portugália, uma lavandaria no centro de Lisboa que passou a ser dirigida por mulheres. Uma delas verbaliza: “Não quero cá o patrão, não quero ser explorada! Sou muito mais feliz agora. Não o queremos cá.” Do mesmo ano (Grande Prémio da televisão francesa nos anos 1970, digitalizado em 2024), FATIMA PORTUGAL À GENOUX foi realizado em Super 8 mm, em maio de 1975, em Fátima. É o bizarro registo da peregrinação no santuário em que, nesse ano, os muitos populares católicos rezaram lado a lado com militares. A apresentar em cópias digitais e em 16 mm pela primeira vez na Cinemateca (FATIMA) e depois de uma única passagem em 1984 (ON THE SIDE OF THE PEOPLE) e em 2014 (FIGHTING FOR WORKER´S POWER).

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
17/05/2025, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Eduardo Geada, O Olhar Do Desejo
Gentlemen Prefer Blondes
Os Homens Preferem as Loiras
de Howard Hawks
Marilyn Monroe, Jane Russell, Charles Coburn, Tomm, 1953 - 91 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Em 1925, Anita Loos escreveu o romance que deu origem ao primeiro GENTLEMEN PREFER BLONDES (Malcolm St. Clair, 1928). Hawks descartou quer o livro, quer a anterior adaptação, partindo da respetiva adaptação da Broadway. Duas cantoras, Jane e Marilyn (a “devoradora de diamantes”), partem para Paris à caça de maridos ricos. O resultado é uma das suas mais provocadoras comédias sexuais (Jane Russell e a equipa olímpica americana, Marilyn e o garoto milionário, são duas sequências em que a provocação se torna quase escabrosa). A propósito, escreveu Eduardo Geada (em Os Mundos do Cinema) que, “para Hawks uma boa história é antes de mais uma sucessão de situações fortes (...) apresentadas em cenas rápidas nas quais os atores possam contruir os personagens a partir de diálogos oblíquos – ou almofadados, como Hawks gostava de dizer – cheios de insinuações, subentendidos, confrontos verbais, piadas indirectas e réplicas memoráveis.”

A sessão repete no dia 21 às 15h30, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
17/05/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
God´s Gift To Women
de Michael Curtiz
com Frank Fay, Laura LaPlante, Joan Blondell
Estados Unidos, 1931 - 72 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma comédia, em que um conquistador de fama internacional conhece uma jovem num clube de Paris, declara-se instantaneamente apaixonado e pede-a em casamento, mas o pai dela decide pôr os sentimentos dele à prova. Louise Brooks tem um pequeno papel. Esta foi a quarta colaboração entre Curtiz e Frank Fay, então célebre ator de standup comedy, mas o fracasso comercial do filme pôs fim à colaboração entre ambos, assim como ao seu estatuto de vedeta. Um filme extremamente raro, a descobrir. Primeira exibição na Cinemateca, a exibir em cópia digital.

A sessão repete no dia 26 às 16h30, na sala M. Félix Ribeiro.
17/05/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
The Woman From Monte Carlo
de Michael Curtiz
com Lil Dagover, Walter Huston, Warren William
Estados Unidos, 1931 - 65 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um filme típico dos primeiros anos do período sonoro, quando o cinema americano conheceu uma grande liberdade narrativa, antes da instauração de novos códigos. Durante um baile a bordo de um navio chega a notícia do início da Primeira Guerra Mundial. O capitão manda evacuar o barco, mas a sua mulher refugia-se no camarote de um oficial que lhe declarara o seu amor. Notáveis interpretações de Walter Huston no papel do capitão e de Lil Dagover, um dos grandes nomes do cinema alemão mudo, no da sua mulher. Primeira exibição na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui