20/05/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Baseado num livro de Christa Wolf, DER GETEILTE HIMMEL é a história de um casal separado pelas novas fronteiras políticas – o muro a dividir Berlim, recorde-se, existia desde 1961. O homem parte para Oeste e a mulher fica no Leste. Sendo uma apologia da RDA (Konrad Wolf foi uma figura destacada na hierarquia cinematográfica da Alemanha de Leste) e narrando um processo de melancólica aceitação, é tudo menos propaganda e proclamação de certezas políticas. Pelo contrário, testemunha como se via, entre os crentes no regime, a divisão das Alemanhas, e deixa claro não haver nenhuma contradição entre crer no regime político da RDA e lamentar profundamente a existência desse “contentor” artificial – o muro – a isolar os alemães. Certos planos do céu, esse céu “dividido”, e a poesia triste que lhes está subjacente, sugerem a influência que o filme de Wolf terá tido sobre Wim Wenders, cujas ASAS DO DESEJO estão para os últimos dias de Berlim dividida como DER GETEILTE HIMMEL está para os primeiros.
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