20/05/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Eduardo Geada, O Olhar Do Desejo
L´Avventura
A Aventura
de Michelangelo Antonioni
com Monica Vitti, Gabriele Ferzetti, Lea Massari
Itália, França, 1960 - 144 min
legendado em português | M/12
“Itinerário sentimental de um par” (nas palavras do realizador), L’AVVENTURA é o primeiro filme da famosa trilogia antonioniana sobre a alienação, a dita “Trilogia dos Sentimentos”. No final do verão, um grupo de romanos endinheirados parte para um cruzeiro na Sicília e para em uma desolada ilha no meio do Mediterrâneo. Tudo vai bem até que Anna (Lea Massari) desaparece. Os viajantes decidem então que parte do grupo deve ir até uma ilha próxima para comunicar o acontecimento. Sandro (Gabriele Ferzetti), o namorado, e Claudia (Monica Vitti), a melhor amiga, permanecem no local do misterioso desaparecimento e acabam por se apaixonar. “Cada dia vive-se L’AVVENTURA, seja ela uma aventura sentimental, moral ou ideológica.” (Antonioni) A exibir em cópia digital.

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20/05/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Konrad Wolf

em colaboração com o KULTURfest
Sterne
“Estrelas”
de Konrad Wolf
com Sasha Krusharska, Jürgen Frohriep, Erik Klen
RDA, 1959 - 92 min
versão original com legendas em inglês e electronicamente em português | M/12
As “estrelas” do título são uma alusão às estrelas amarelas que identificavam os cidadãos judeus durante o nazismo: ambientado (e parcialmente rodado) na Bulgária, STERNE é uma reflexão sobre o Holocausto, a partir da história da relação entre um oficial alemão e uma rapariga judia grega que integra o grupo que ele deve conduzir para um campo de concentração. STERNE impôs definitivamente Konrad Wolf como figura de proa do cinema da RDA. Se está hoje muito esquecido, tal como grande parte da produção da Alemanha Democrática, que já na época encontrava dificuldades de circulação internacional, foi em 1959 um objecto bastante polémico, politica e diplomaticamente, mesmo dentro do chamado “Bloco de Leste” a que pertencia o sector alemão oriental: a Bulgária protestou formalmente, e a URSS não lhe concedeu autorização de estreia. De resto, e fora desse “bloco”, também foi proibido em Israel. Primeira exibição na Cinemateca.

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20/05/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte IV)
The Breaking Point
À Sombra do Mal
de Michael Curtiz
com John Garfield, Patricia Neal, Phyllis Thaxter
Estados Unidos, 1950 - 95 min
legendado electronicamente em português | M/12
THE BREAKING POINT é um dos mais belos filmes da obra abundantíssima de Michael Curtiz, em que John Garfield, um dos actores americanos mais notáveis da sua geração, encarna o dono de um barco de mercadorias que, depois de ser vítima de um calote, aceita transportar emigrantes clandestinos para poder voltar à Califórnia. Mais tarde, é levado a transportar bandidos, que querem livrar-se dele antes de chegarem ao destino. Um soberbo filme de atmosfera, longinquamente baseado em To Have and To Have Not de Hemingway.

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20/05/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Konrad Wolf

em colaboração com o KULTURfest
Der Geteilte Himmel
“O Céu Dividido”
de Konrad Wolf
com Renate Blume, Eberhard Esche, Hans Hardt-Hardtloff
RDA, 1964 - 110 min
versão original com legendas em inglês e electronicamente em português | M/12
Baseado num livro de Christa Wolf, DER GETEILTE HIMMEL é a história de um casal separado pelas novas fronteiras políticas – o muro a dividir Berlim, recorde-se, existia desde 1961. O homem parte para Oeste e a mulher fica no Leste. Sendo uma apologia da RDA (Konrad Wolf foi uma figura destacada na hierarquia cinematográfica da Alemanha de Leste) e narrando um processo de melancólica aceitação, é tudo menos propaganda e proclamação de certezas políticas. Pelo contrário, testemunha como se via, entre os crentes no regime, a divisão das Alemanhas, e deixa claro não haver nenhuma contradição entre crer no regime político da RDA e lamentar profundamente a existência desse “contentor” artificial – o muro – a isolar os alemães. Certos planos do céu, esse céu “dividido”, e a poesia triste que lhes está subjacente, sugerem a influência que o filme de Wolf terá tido sobre Wim Wenders, cujas ASAS DO DESEJO estão para os últimos dias de Berlim dividida como DER GETEILTE HIMMEL está para os primeiros.

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