15/04/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema e Conrad, Conrad e o Cinema (II)
Naufragio
de Jaime Humberto Hermosillo
com José Alonso, María Rojo, Ana Ofelia Murguía
México, 1978 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Baseado em Tomorrow – uma das histórias da coletânea Typhoon publicada em 1903 –, o naufrágio a que se refere este título tão sugestivamente conradiano, é, antes de tudo o mais, o afundamento das ilusões humanas perante o choque da realidade. Trata-se de novo de uma adaptação não creditada e de outra história transposta no espaço e no tempo, agora de um desolado porto na costa inglesa na viragem do século para o coração da Cidade do México no tempo do filme. Mais do que isso, a personagem motivadora da história original – o reformado capitão da marinha costeira Hagberd – é convertido numa personagem feminina, a modesta empregada de escritório governamental Doña Amparito, que, tal como acontecia com Hagberd, vive centrada na esperança do regresso iminente de um filho embarcado, longamente ausente e mitificado. Bem representativo do “Novo Cinema Mexicano” da década de 70, e não menos do universo sublinhadamente transgressor de Hermosillo – votado à desconstrução dos clichés e ilusões da classe média baixa do país –, dele disse o seu autor que o que mais o atraiu no argumento foi “não se dar o ponto culminante do melodrama convencional, ou seja, o encontro entre a mãe doente e o filho tão longamente ausente. É um melodrama sem concessões, irritante.” Primeira apresentação na Cinemateca.

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15/04/2025, 18h30 | Sala Luís de Pina
Histórias do Cinema: Vittorio De Seta / Federico Rossin
Il Mondo Perduto (Sardenha)
Sessões-conferência | As intervenções de Federico Rossin serão feitas em inglês sem tradução simultânea
PASTORI AD ORGOSOLO
UN GIORNO IN BARBAGIA
Itália, 1958 – 11, 10 min

BANDITI A ORGOSOLO
com Michele Cossu, Peppeddu Cuccu, Vittorina e os habitantes de Orgosolo
Itália, 1958 – 91 min

filmes de Vittorio De Seta

duração total da projeção: 112 min / legendados eletronicamente em português | M/12
BANDITI A ORGOSOLO foi filmado na Barbagia, no coração da Sardenha, no início da década de 1960. Trata-se de um filme cuja rodagem se afastou muito das formas tradicionais de produção: De Seta trabalhou com uma equipa muito pequena e com atores não profissionais. Depois de ter feito dois documentários na Sardenha, em 1958, De Seta regressou à ilha mais com um sentimento do que com uma ideia precisa. Não tinha um argumento completo e escreveu-o no local, adaptando-se à realidade, explorando os acontecimentos e trabalhando com os atores. De Seta faz um filme de ficção sem, no entanto, alterar a sua prática documental. Ele reduz a história ao osso: uma investigação sobre o homem revoltado, rejeitando qualquer esteticismo e encontrando o seu próprio caminho feito de imagens arcaicas e puras. Uma balada popular que é também uma canção política impiedosa, dirigida aos últimos homens desta terra.

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15/04/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte III)
Fiaker Nr. 13
A Tipóia Nº13
de Mihály Kertész/Michael Curtiz
com Lili Damita, Jack Trevor, Walter Rilla
Alemanha, 1926 - 117 min
mudo, com intertítulos em alemão e legendagem eletrónica em português | M/12
Sessão com acompanhamento ao piano por Daniel Schvetz
Adaptação de um folhetim de 1880 que já tinha sido filmado por Alberto Capozzi em 1917, FIAKER NR. 13 conta a história de Lilian, filha de um milionário, que é encontrada em bebé por um taxista parisiense que a cria como sua filha. Foi durante as filmagens deste filme em Paris que Michael Curtiz, então ainda Mihály Kertész, conheceu Harry Warner, o mais velho dos irmãos Warner, que se encontrava na Europa a recrutar novos talentos. Paul Leni foi o responsável pela direção artística. Primeira exibição na Cinemateca.

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15/04/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte III)
Under a Texas Moon
de Michael Curtiz
com Frank Fay, Myrna Loy, Raquel Torres
Estados Unidos, 1930 - 82 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Filmado em Technicolor bicromático, este filme é um raro exemplo do western musical, além de ser o segundo western a ter sido filmado a cores. A trama narrativa é típica do género: um desconhecido chega a um ranch no Texas, onde corteja duas irmãs e acaba contratado para descobrir quem são os membros de uma quadrilha de ladrões de gado. Mas o filme não tem a dureza e a violência que caracterizam o western, pois o homem corteja todas as mulheres que encontra, o que é o pretexto ideal para que comece a cantar. Primeira exibição na Cinemateca.

A sessão repete no dia 21 às 16h30, na sala M. Félix Ribeiro.

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