26/03/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Cinema e Conrad, Conrad e o Cinema (I)
The Duellists
O Duelo
de Ridley Scott
com Keith Carradine, Harvey Keitel, Albert Finney, Edward Fox, Cristina Raines
Reino Unido, Estados Unidos, 1977 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Primeira longa-metragem de Ridley Scott, THE DUELLISTS baseia-se no conto sobre a época napoleónica The Duel, publicado na coletânea A set of six (1908), a propósito da qual o escritor dizia que todas as histórias eram “de ação” e “não de análise”. O duelo em causa são na verdade cinco: uma série de cinco confrontos entre os oficiais do exército napoleónico Feraud (Harvey Keitel) e D’Hubert (Keith Carradine), um republicano e o outro monárquico, ao longo de 16 anos, numa Europa em convulsão. Sustentado num efeito de acumulação, e portanto numa linearidade que já existe no conto, e trabalhando sobre a já referida natureza da escrita – por uma vez, “ação”, mais do que “análise” – o filme contorna à partida os habituais ardis da adaptação conradiana, normalmente decorrentes da intermediação (rememoração, reflexão…) que estrutura as narrativas. Fiel ao escritor numa história que nesse sentido, é “menos conradiana”, Scott aproxima-se também dele no que aqui é obviamente “mais conradiano” a saber, a ironia e (de novo) o absurdo de uma história de base real que se converte em imensa parábola da História. Primeira exibição na Cinemateca.

A sessão repete no dia 29 às 17h30, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
26/03/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Mundo Secreto de Serguei Paradjanov

Com a colaboração da Cinema Foundation of Armenia, da Associação de Amizade Portugal-Arménia e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Zoloti Ruki | Tsvetok na Kamne
ZOLOTI RUKI
“Mãos de Ouro”
URSS (Ucrânia), 1957 – 36 min

TSVETOK NA KAMNE
“Uma Flor na Pedra”
com Inna Burdutchenko, Boris Dmokhovski, Grigori Karpov, Borislav Brondukov
URSS (Ucrânia), 1962 – 73 min

filmes de Serguei Paradjanov

duração total da projeção: 109 min | legendados eletronicamente em português | M/12
Juntamente com DUMKA, ZOLOTI RUKI faz parte de um díptico sobre a cultura ucraniana. Revelando-nos um conjunto de artesãos e as suas técnicas, um narrador comenta as peculiaridades das suas obras e as diferentes regiões que representam. Neste contexto, surpreende a aparição de uma inesperada animação baseada num conto ucraniano. TSVETOK NA KAMNE é a história de uma comunidade mineira na região de Donetsk, na Ucrânia, perturbada por uma seita religiosa. Um filme iniciado por Anatoli Slissarenko, mas concluído e assinado por Paradjanov, depois de as primeiras filmagens terem sido marcadas pela morte acidental da atriz Inna Burdutchenko durante a rodagem. Em vez de trabalhar na continuidade do material existente, Paradjanov optou por enfatizar a artificialidade do filme, transformando esta encomenda com um fundo de propaganda anti-religiosa através das suas prodigiosas ideias visuais. Primeiras apresentações na Cinemateca. A exibir em cópias digitais.

A sessão repete no dia 31 às 19h30, na sala Luís de Pina.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
26/03/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com a Monstra
100 anos de Cinema Absoluto
Sessão com apresentação de Noel Palazzo
RHYTHMUS 21
de Hans Richter
Alemanha, 1921 – 3 min
 
RHYTHMUS 23
de Hans Richter
Alemanha, 1921 – 3 min
 
SYMPHONIE DIAGONALE
de Viking Eggling
Alemanha, 1924 – 7 min
 
LICHTSPIEL OPUS II, III, IV
de Walter Ruttmann
Alemanha, 1921-1925 – 4, 3, 4min
 
LE BALLET MÉCANIQUE
de Fernand Léger, Dudley Murphy
França, 1924 – 19 min / legendado em português
 
ENTR'ACTE
de René Clair
França, 1924 – 22 min/ legendado eletronicamente em português
 
duração total da projeção: 65 min | M/12

Em 1925, Berlim assistiu a um evento inovador na história do cinema: Der Absolute Film, uma sessão lendária que reuniu cineastas visionários que exploravam a forma mais pura de expressão cinematográfica - o filme como Luz, Movimento e Abstração. Apresentou obras de pioneiros como Walter Ruttmann, Hans Richter e Viking Eggeling. Estes artistas rejeitaram a narrativa tradicional em favor de uma experiência puramente visual e rítmica, alargando as suas práticas pictóricas a este novo meio. Os seus filmes - hipnóticos, geométricos e pulsantes de energia - abriram caminho para gerações de cineastas e animadores experimentais. (Noel Palazzo/MONSTRA)

sessão com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
 
26/03/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte II)
Young Man With a Horn
Duas Mulheres, Dois Destinos
de Michael Curtiz
com Kirk Douglas, Lauren Bacall, Doris Day
Estados Unidos, 1950 - 112 min
legendado eletronicamente em português | M/12
YOUNG MAN WITH A HORN é um misto de drama e biografia, pois se inspira na vida do músico de jazz Bix Beiderbecke, que morreu aos vinte e oito anos, vítima do alcoolismo. No filme seguimos o percurso de um jovem branco que aprende a tocar trompete com um grande músico negro e fica famoso, mas casa-se com uma mulher rica e terrivelmente possessiva, que tolhe os seus movimentos e a sua carreira. A música de jazz aqui utilizada é de excelente qualidade e “YOUNG MAN WITH A HORN tem mais do mundo do jazz do que ser uma ficcionalização da vida de Bix Beiderbecke. Aqui, vê-se o jazz na cave, em oposição à «dance music» que se toca na sala e também a procura daqueles agudos que só uma década depois Gillespie obteria no turbilhão do bop” (José Navarro de Andrade). A exibir em cópia digital.

A sessão repete no dia 31 às 16h30, na sala M. Félix Ribeiro.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui