17/02/2025, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte I)
Casablanca
Casablanca
de Michael Curtiz
com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Claude Rains, Paul Henreid
Estados Unidos, 1943 - 101 min
legendado em português | M/12
Como GONE WITH THE WIND noutro registo, CASABLANCA é um daqueles filmes que sintetiza a estética e os mitos de Hollywood no seu período clássico. Em Casablanca, durante a Segunda Guerra Mundial, um americano, dono de um night-club, reencontra a mulher com quem tivera um idílio em Paris, em companhia do marido, grande resistente anti-nazi, ambos à espera de um visto de saída. A mistura entre uma história de amor ilícita e o drama da Segunda Guerra Mundial (o filme é de 1942, quando o desenlace do conflito ainda estava incerto e até ao fim da rodagem não se tinha decidido se a mulher ficaria com o marido ou com o ex-amante) cria um duplo suspense, realçado pelo desempenho de todos os atores e por alguns dos mais célebres diálogos cinematográficos alguma vez escritos. Três Oscars (melhor filme, argumento e realização) premiaram este filme mítico. Enquanto houver cinema haverá CASABLANCA.

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17/02/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Vecchiali, Fazer Cinema na Diagonal
Un Soupçon D’Amour
de Paul Vecchiali
com Marianne Basler, Fabienne Babe, Jean-Philippe Puymartin, Ferdinand Leclère
França, 2020 - 92 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Paul Vecchiali
Dedicado à atriz Sonia Saviange, irmã de Vecchiali e a imagem da mulher vecchialiana, UN SOUPÇON D’AMOUR (apresentado no LEFFEST 2020) segue a história de uma atriz e mãe que deixa de querer representar a Andrómaca e sonha com a comédia vaudeville, trocar Racine por Feydeau. “Fiel ao seu cinema artesanal, entre teatro de câmara e ciência do despojamento, Paul Vecchiali filma o esplêndido retrato de uma atriz que tenta escapar aos tormentos da sua vida. […] É um desses filmes organizados e construídos do ponto de vista de um delírio difícil de identificar a priori, devaneio obscuro: o delírio de uma mulher e, o que é mais raro, de uma criança. Filmes que, à falta de melhor expressão, dizemos assombrados, tal como, citando ao acaso, os tão diversos THE GHOST AND MRS. MUIR, REBECCA, THE SIXTH SENSE, STARMAN, JE RENTRE À LA MAISON ou THE NIGHT OF THE HUNTER.” (Camille Nevers, Libération)

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17/02/2025, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar os Grandes Géneros: Era Uma Vez... O Western (Parte I, Conclusão)
Comanche Station
Emboscada Fatal
de Budd Boetticher
com Randolph Scott, Nancy Gates, Claude Akins, Skip Homeier
Estados Unidos, 1960 - 73 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O último filme de Boetticher com Randolph Scott, que decorre na mesma paisagem agreste e com um tema semelhante. Mas, desta vez, Scott não procura os assassinos da mulher, dedicando-se a resgatar mulheres brancas capturadas por índios, em memória da sua mulher que sofrera o mesmo destino.

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17/02/2025, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Teremos Sempre Michael Curtiz (Parte I)
The Mystery of the Wax Museum
de Michael Curtiz
com Lionel Atwill, Fay Wray, Glenda Farrell
Estados Unidos, 1933 - 75 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Filme de terror, em Technicolor num período em que raríssimos filmes eram feitos a cor. Tem a peculiaridade de ter sido o último filme em Technicolor feito com película de duas cores e não de três como viria a ser a regra. O cadáver de uma jovem desaparece da morgue e a polícia acusa aquele que fora seu noivo. Mas uma jornalista de investigação está decidida a provar a inocência do rapaz e acaba por descobrir o estranho museu de cera de um escultor. Pelo facto de insinuar o medo por sugestão mais do que pela sua figuração, o filme é considerado por alguns críticos como predecessor das técnicas narrativas de Val Lewton em filmes como CAT PEOPLE.

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