05/12/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
Entre Les Murs
A Turma
de Laurent Cantet
com François Bégardeau, Agame Malembo-Emene, Angélika Sancio
França, 2008 - 130 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Futuro
Nascido em 1961, Laurent Cantet tornou-se conhecido com Ressources humaines (1999), que descreve uma greve operária, numa narrativa onde mistura elementos documentais e de ficção, técnica que volta a utilizar em ENTRE LES MURS (Palma de Ouro em Cannes). Baseado no romance de um professor do ensino secundário, François Bégardeau (que, aliás, protagoniza brilhantemente este filme), obra para a qual transpõe a sua própria experiência no liceu de um subúrbio “difícil”, o filme mostra o desfasamento entre os alunos desse meio e o sistema de ensino, mas também afirma, nas palavras do realizador, “a indissolubilidade do compromisso do cinema com o compromisso da educação”.
 
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05/12/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Inshadow – Lisbon Screendance Festival
Brigadoon
A Lenda dos Beijos Perdidos
de Vincente Minnelli
com Gene Kelly, Cyd Charisse, Van Johnson, Elaine Stewart
Estados Unidos, 1954 - 108 min
legendado em português | M/12
A quintessência do musical no que é um deslumbrante conto fantástico sobre uma aldeia escocesa que “vive” um dia em cada século e é descoberta por dois caçadores. Um deles, Gene Kelly, encontra ali o amor da sua vida, o que permitirá um milagre. BRIGADOON contém um dos mais belos bailados a dois no cinema: Gene Kelly e Cyd Charisse em Heather on the Hill. É um dos mais celebrados Minnelli, o filme em que João Bénard da Costa notou “o aparecimento de Cyd Charisse na profundidade de campo e [no mesmo feitiço] tudo o que no filme a ela se refere [...]. Nunca Cyd Charisse foi tão mágica, tão letal, tão imponderável”.

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05/12/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
Blues In The Night
de Anatole Litvak
com Priscilla Lane, Betty Field, Richard Whorf
Estados Unidos, 1941 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
com apresentação de Ehsan Khoshbakht
 Entre St. Louis e Nova Iorque, uma história ambientada nos meios do jazz, entre o melodrama e o filme de gangsters. Foi um dos primeiros filmes musicais a aproveitar o jazz (com temas e canções originais compostos pela dupla Johnny Mercer/Harold Arlen), e a mistura de géneros pareceu um pouco estranha aos contemporâneos do filme, que em grande parte lhe torceram o nariz – embora, nas décadas seguintes, se tenha tornado um objeto de algum culto. Elia Kazan, que interpreta um papel secundário, disse mais tarde que se tratou de um filme decisivo para apostar numa carreira de cineasta: “percebi que dificilmente não seria melhor realizador do que Anatole Litvak”. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

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05/12/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Chris Marker – A Memória Das Imagens (Parte II)

Em colaboração com a Festa do Cinema Francês
From Chris to Christo | Matta ‘85 | Mémoires Pour Simone
FROM CHRIS TO CHRISTO
França, 1985 – 24 min

MATTA ‘85
França, 1985 – 14 min

MÉMOIRES POUR SIMONE
França, 1986 – 63 min

filmes de Chris Marker
duração total da projeção: 101 min
legendados eletronicamente em português | M/12
Em setembro de 1985, Christo embalou a Pont Neuf em mais uma intervenção artística de forte impacto visual. Marker filmou esse gesto e a reação das pessoas face a tal projeto monumental. No mesmo ano, o cineasta realizou um retrato do seu amigo, o pintor surrealista chileno Robert Matta, que nos conduz numa visita à exposição que lhe foi consagrada pelo Centre Pompidou. Ambos os vídeos foram integrados na instalação interativa Zapping Zone (Proposals for an imaginary television), apresentada também no Pompidou. Amigo que acompanhou de muito perto a vida da atriz Simone Signoret (1921-1985), Chris Marker partiu dos seus arquivos pessoais, conservados por si e pelo seu marido, Yves Montand, para lhe dedicar uma terna homenagem. Como descreve no comentário do filme, não se trata de um relato da sua vida, mas de “uma viagem através das imagens que Simone guardou”. Primeiras exibições na Cinemateca. A apresentar em cópias digitais.

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