09/12/2024, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
Sorry, Wrong Number
Três Minutos de Vida
de Anatole Litvak
com Barbara Stanwick, Burt Lancaster, Ann Richards, Wendell Corey, Ed Begley
Estados Unidos, 1948 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado de uma famosa peça radiofónica de Lucille Fletcher pela própria autora, SORRY, WRONG NUMBER é um notável thriller que conta a história de uma mulher acamada por doença cardíaca e que está na iminência de ser morta por um assassino contratado pelo marido. Um tema que antecipa o nosso conhecido DIAL M FOR MURDER, de Hitchcock. Barbara Stanwick, numa notável criação, teve aqui a sua quarta e última nomeação para o Oscar, que nunca ganhou. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
09/12/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
Ball of Fire
Bola de Fogo
de Howard Hawks
com Barbara Stanwyck, Gary Cooper, Oskar Homolka, Dana Andrews, Dan Duryea
Estados Unidos, 1941 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Comunidade
De todos os realizadores do período clássico de Hollywood, Howard Hawks é tido como o único que fez obras-primas em todos os grandes géneros: comédias, musicais, westerns, noir, filmes de gangsters. BALL OF FIRE é uma brilhantíssima comédia em que tudo é dito sem ser dito, como impunha a censura de Hollywood e prescrevia a imaginação de argumentistas e realizadores. Nesta história sobre o sexo, um grupo de sábios que parece ter pouca experiência no assunto vê-se às voltas com uma cantora (chamada Sugarpuss O’Shea) que é catedrática na matéria. Tudo se passa numa casa, onde a “comunidade de sábios” vive enclausurada há anos, concentrada no projeto de uma enciclopédia.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
09/12/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Chris Marker – A Memória Das Imagens (Parte II)

Em colaboração com a Festa do Cinema Francês
Détour Ceausescu | Berliner Ballade | Berlin 90 | Le Regard Du Bourreau
Não será possível exibir LE REGARD DU BOURREAU por impossibilidade de obtenção de cópia. Apresentamos as nossas desculpas por esta alteração
DÉTOUR CEAUSESCU
França, 1990 – 8 min
de Chris Marker

BERLINER BALLADE
França, 1990 – 21 min
de Chris Marker

BERLIN 90
França, 1990 – 21 min
de Chris Marker

LE REGARD DU BOURREAU
França, 2008 – 31 min
de Chris Marker, Leo Hurwitz

duração total da projeção: 81 min
legendados eletronicamente em português | M/12
Um olhar de Chris Marker sobre a cobertura mediática de alguns dos mais importantes acontecimentos do início dos anos noventa. DÉTOUR CEAUSESCU é uma reação a quente à difusão em direto do processo do ditador romeno. BERLINER BALLADE e BERLIN 90 são duas versões (a segunda mais pessoal) para responder a uma “encomenda”. Quatro meses depois da queda do muro de Berlim e por altura das primeiras eleições livres na RDA, Marker pega num comando de televisão e realiza um retrato de Berlim Leste, alternando imagens da cidade com imagens de artistas dissidentes (BERLIN 90 também fez parte de Zapping Zone). Realizado já em 2008, em LE REGARD DU BOURREAU, também conhecido como HENCHMAN GLANCE, Marker parte de imagens do criminoso nazi Eichmann a olhar para o filme NUIT ET BROUILLARD de Alain Resnais, durante o seu célebre processo em 1961, uma cena documentada por Leo Hurwitz. Marker monta tais imagens com excertos a cores do filme, recuando até tal momento histórico, assim como ao primeiro filme em que colaborou com Resnais, cruzando-se assim vários olhares. Primeiras exibições na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
09/12/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Viagens Pela Noite – O Mundo de Anatole Litvak (Parte I)

Em colaboração com Il Cinema Ritrovato
Nie Wieder Liebe!
“Amor Nunca Mais!”
de Anatole Litvak
com Lilian Harvey, Harry Liedtke, Felix Bressart
Alemanha, 1931 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O terceiro filme realizado por Anatole Litvak é uma comédia musical típica da produção alemã daquele período. Rodada entre os estúdios da UFA e as paisagens da Côte d’Azur, com parte essencial da ação a bordo de um navio de cruzeiro, alia as canções a uma intriga cómica mais ou menos mirabolante. Um milionário declara-se farto do amor e das mulheres e faz uma aposta com um amigo: será capaz de passar sem qualquer romance durante pelo menos cinco anos. Só que depois encontra Lilian Harvey, à época uma das maiores vedetas da UFA. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui