28/11/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Erik Hampe Faustman – Divergência a Cinzento
Kvinnohuset
“Casa de Mulheres”
de Hampe Faustman
com Inga Tidblad, Eva Dahlbeck, Annalisa Ericson, Birgitta Valberg, Ulla Sjöblom
Suécia, 1953 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ulla Isaksson deu a Faustman um novo motivo coletivo com o seu romance Kvinnohuset, baseado numa casa coletiva para mulheres. Com um elenco de monta, que inclui Inga Tidblad, Eva Dahlbeck e Annalisa Ericson, Faustman retrata uma forma contemporânea de alienação, recorrendo a planos mais longos, como se a fragmentação e individualização da modernidade exigissem um mais complexo tratamento formal – ou, como lhe chamou o crítico Bengt Idestam-Almquist, “um regresso aos férteis deuses do formalismo”.

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28/11/2024, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Art Theatre Guild /Miguel Patrício
Mujo
“Mujo: Esta Vida Transiente”
de Akio Jissoji
com Ryo Tamura, Michiko Tsukasa, Kotobuki Hananomoto, Eiji Okada, Haruhiko Okamura
Japão, 1970 - 143 min
legendado em português | M/16
Primeira longa-metragem de Akio Jissoji, um nome ainda injustamente desconhecido que, a despeito da grande variedade de projetos em que se envolveu (desde séries infantis de super-heróis na televisão ao cinema erótico grotesco), foi uma figura essencial no último período da nova vaga japonesa. MUJO, termo japonês que poderíamos traduzir por “impermanência”, inaugura uma trilogia especulativa e fortemente dialógica rodada para a ART THEATRE GUILD e que tem como tema partilhado a análise de questões budistas na contemporaneidade japonesa. Neste primeiro tomo, Masao, um anti-herói que parece saído de um romance de Dostoievski, vai de transgressão em transgressão para provar a um monge, seu conhecido, que o inferno é a representação máxima da vida terrena bem como a estrutura moral mais defensável. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

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28/11/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Que Farei Eu com Esta Espada?
Lenine V 1918 Godu
"Lenine em 1918"
de Mikkail Romm
com Boris Chtchukin, Nikolaï Bogoliubov
URSS, 1938 - 112 min
legendado eletronicamente em português| M/12
Revolução
Depois de adaptar em 1934, BOULE DE SUIF de Maupassant, Romm assinou em 1937 e 1938 os seus dois famosos filmes biográficos sobre Lenine, em que, pela primeira vez, a figura de Vladimir IIitch foi interpretada por um ator: Boris Chtchukin. LENINE EM OUTUBRO (1937) teve estreia de gala no Bolshoi, a 7 de novembro desse ano, comemorando o 20º aniversário da revolução. "Lenine em 1918" foi igualmente muito apreciado. Mas como o lugar de Estaline era demasiado evidente, em 1956 foi remontada uma nova versão do filme, com sete minutos a menos. Estaline desapareceu. Mas conservou-se a versão de 38, que é a que veremos, ainda com o “pai dos povos” como filho bem-amado de Lenine.

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28/11/2024, 22h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Mercúrio | Dama da Capela | Anel de Pistão
com a presença dos realizadores
MERCÚRIO
de Bernardo Gramaxo
com Lorenzo Nóbrega, Vall Spirit Sant, Fernanda Martins
Portugal, 2024 – 25 min / legendado em inglês

DAMA DA CAPELA
de Ricardo Franco
com Ana Marta Kaufmann, Joana Neves, Manuel Jerónimo
Portugal, 2024 – 16 min

ANEL DE PISTÃO
de Ricardo Franco
com Ana Marta Kaufmann, Ana Isabel Sousa
Portugal, 2024 – 24 min
duração total da projeção: 65 min / M/12

Partindo da premissa de que os planetas são pessoas, MERCÚRIO é um ser celeste que vive nos nossos dias e coleciona os nossos sonhos. Curioso com o que os humanos andam a sonhar, todas as noites visita a casa de várias pessoas e grava as suas histórias. Mas esta noite será diferente. DAMA DA CAPELA, parte de uma pintura produzida a partir da descrição de um cego, e tenta imaginar, através de um filme de cariz experimental, quem terá sido a mulher por detrás do retrato. Do mesmo realizador, mas entrando no campo do cinema narrativo, temos ANEL DE PISTÃO, onde duas personagens partem numa viagem de despedida de solteira, e, em vez da sensação de completude que se previa que o casamento pudesse proporcionar, enfrentam antes o terror da dúvida.

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