13/11/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
Lenine V 1918 Godu
"Lenine em 1918"
de Mikkail Romm
com Boris Chtchukin, Nikolaï Bogoliubov
URSS, 1938 - 112 min
legendado eletronicamente em português| M/12
Revolução
Depois de adaptar em 1934, BOULE DE SUIF de Maupassant, Romm assinou em 1937 e 1938 os seus dois famosos filmes biográficos sobre Lenine, em que, pela primeira vez, a figura de Vladimir IIitch foi interpretada por um ator: Boris Chtchukin. LENINE EM OUTUBRO (1937) teve estreia de gala no Bolshoi, a 7 de novembro desse ano, comemorando o 20º aniversário da revolução. "Lenine em 1918" foi igualmente muito apreciado. Mas como o lugar de Estaline era demasiado evidente, em 1956 foi remontada uma nova versão do filme, com sete minutos a menos. Estaline desapareceu. Mas conservou-se a versão de 38, que é a que veremos, ainda com o “pai dos povos” como filho bem-amado de Lenine.

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13/11/2024, 18h00 | Sala Luís de Pina
Chris Marker – A Memória Das Imagens (Parte I)
Le Joli Mai
de Chris Marker, Pierre Lhomme
com comentário dito por Yves Montand
França, 1963 - 146 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das obras-primas de Chris Marker, que coassina a realização com Pierre Lhomme. Sucedendo cronologicamente a LA JETÉE, LE JOLI MAI aborda “um maio que é ao mesmo tempo o presente, a primavera e Paris”. Dividido em duas partes, a primeira dedicada a pessoas banais, que criam o ambiente humano da primavera parisiense, a segunda composta por entrevistas com indivíduos que militam em diversas frentes (um padre operário, um advogado de extrema-direita), trata-se de um dos filmes mais importantes e característicos das mudanças ocorridas no cinema em começos dos anos 1960: não no domínio da ficção, mas no do cinema direto, que, durante algum tempo, foi chamado cinéma-vérité. A apresentar em cópia digital.

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13/11/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Angola
Monangambé | Sambizanga
MONANGAMBÉ
com Carlos Pestana, Noureddine Dreis, Mohamed Zinet
Argélia, 1969 – 17 min

SAMBIZANGA
com Elisa Andrade, Domingos de Oliveira, Jean M’Vondo
Angola, França, 1973 – 102 min

de Sarah Maldoror
duração total da projeção: 119 min
legendado eletronicamente em português | M/12

MONANGAMBÉ, primeira adaptação por Sarah Maldoror (então já companheira de um dos fundadores do MPLA, Mário Pinto de Andrade), de uma obra do escritor angolano José Luandino Vieira – O Fato Completo de Lucas Matesso –, retrata o desconhecimento da cultura angolana pelo colonizador e a violência policial da ditadura, usando o jazz do Art Ensemble of Chicago como um “canto” angustiante e libertador. As fotografias do genérico final são de Augusta Conchiglia. Adaptação de A Vida Verdadeira de Domingos Xavier, também de Luandino, SAMBIZANGA é a primeira longa-metragem de Sarah Maldoror. Se o livro se centra na figura de Domingos Xavier, operário envolvido na resistência anticolonial, torturado até à morte em 1961 pela polícia política portuguesa, o filme valoriza o ponto de vista da mulher, Maria, que parte em busca do marido, viajando até Luanda. Como escreveu Annouchka de Andrade, “SAMBIZANGA tem uma estética sensual, transmitida através de cenas do quotidiano: o casal Maria e Domingos, as longas viagens de Maria a pé por caminhos poeirentos, e a relação de Maria com o filho que carrega nas costas (...)”.

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13/11/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Chris Marker – A Memória Das Imagens (Parte I)
La Sixième Face Du Pentagone | La Bataille Des Dix Millions
LA SIXIÈME FACE DU PENTAGONE
de Chris Marker e François Reichenbach
França, 1967 – 28 min

LA BATAILLE DES DIX MILLIONS
de Chris Marker
França, Bélgica, 1970 – 58 min

duração total da projeção: 86 min
legendados eletronicamente em português | M/12

LA SIXIÈME FACE DU PENTAGONE documenta a grande marcha realizada a 21 de outubro de 1967, em Washington, contra a Guerra do Vietname. Tal manifestação, que reuniu mais de cem mil pessoas, constituiu a primeira grande ação que deu sequência aos protestos dos estudantes norte-americanos nos campus universitários. Vários excertos do filme serão depois reutilizados por Marker em LE FOND DE L’AIR EST ROUGE. LA BATAILLE DES DIX MILLIONS é um segundo encontro entre o realizador francês e a revolução cubana, olhando, desta vez, para o pedido de Fidel Castro à população para duplicar a produção de açúcar como forma de impulsionar a economia do país. LA SIXIÈME FACE DU PENTAGONE é uma primeira exibição na Cinemateca e é apresentado em cópia digital.

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