08/10/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
Uç Maymun
Os Três Macacos
de Nuri Bilge Ceylan
com Yavuz Bingol, Hatice Aslan, Rifat Sungar, Ercan Kesal, Cafer Köse, Gürkan Aydin
Turquia, França, Itália, 2008 - 109 min
legendado em português | M/12
Futuro
Eyüp assume a culpa de um atropelamento para salvar a reputação do amigo político, Servet, e em troco de uma recompensa monetária que irá ajudar a melhorar a vida da sua mulher e filho. Só que quando sai da prisão descobre que o seu sacrifício foi em vão. A conhecida fábula dos Três Macacos, que dá o título ao quinto filme do realizador turco Nuri Bilge Ceylan, enquadra a ação dramática de uma trama de mentiras decantada pelo olhar rigoroso e distanciado do realizador, onde a elipse é a forma dominante. Como na fábula, a estrutura familiar funda-se no lema: “Não ver, não ouvir, nem falar do mal.”

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
08/10/2024, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Independências nos Arquivos Italianos
I Dannati Della Terra
de Valentino Orsini
Itália, 1969 - 100 min.
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por Mariano Mestman
A partir dos materiais documentais legados pelo seu discípulo e amigo Abramo Malonga antes da sua morte, o cineasta de esquerda Fausto Morelli confronta-se com o desafio de terminar um filme inacabado sobre as lutas de libertação num país indeterminado da África subsariana. Como incorporar as imagens filmadas por Malonga sobre a luta do PAIGC, sob a liderança de Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau, respeitando o seu olhar e simultaneamente incorporando os dilemas revolucionários no chamado Terceiro Mundo e na Europa? A sessão é apresentada por Mariano Mestman (Universidad de Buenos Aires/ CONICET), autor, com Alberto Filippi, de Los condenados de la tierra/I dannati della terra: un film entre Europa y el Tercer Mundo. A exibir em cópias digitais. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui
08/10/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
José Nascimento – Nem Verdade, Nem Mentira
Quatro Episódios da Série Binário
Com a presença de membros da juventude musical portuguesa
Quatro Episódios da Série Binário
COM… ERIK SATIE (1866-1925) VAMOS SATIAR…
JULMAR´S
VIRGÍNIA E A PUBLICIDADE…
VINTE MINUTOS COM IGOR STRAWINSKY
de Juventude Musical Portuguesa, José Nascimento
com Luís Madureira, Constança Capdeville, João Paulo Santos, Nuno Vieira de Almeida, Carla Seixas, António Wagner Diniz, Manuel Graça Dias, Júlio e Margarida Morgado Martins, Lia Gama, José Ribeiro da Fonte, Helena Vieira, Helena Afonso, Jasmim
Portugal, 1978-79 – 24, 28, 24, 23 min
duração total da projeção: 99 min | M/12

Quando José Nascimento abandonou a cooperativa Cinequipa, em 1978, iniciou uma parceria com a Juventude Musical Portuguesa que resultou numa das mais estimulantes produções televisivas portuguesas desse final da década de 1970, a série Binário. Embora a JMP já tivesse sido fundada em 1948 (por Joly Braga Santos, João de Freitas Branco, Maria Elvira Barroso, entre outros), no pós-25 de Abril este dinâmico coletivo dava casa a uma nova geração de músicos e compositores: Constança Capdeville, António Wagner, Luís Madureira, João Paulo Santos, Nuno Vieira de Almeida, Carla Seixas, Manuel Graça Dias… A série durou um ano e dessa produção apresenta-se uma seleção de alguns dos seus melhores episódios: Erik Satie em diálogo com os desenhos de Jean Cocteau; uma sátira aos jingles publicitários em modo ópera operária; um retrato terno da última dupla de teatro de Vaudeville do Parque Mayer; e uma homenagem a Igor Stravinski. Os quatro episódios da série Binário serão exibidos em cópia digital proveniente da RTP Arquivos. São, todos, primeiras exibições na Cinemateca.


consulte as FOLHAS da CINEMATECA aqui



 
08/10/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Independências nos Arquivos Italianos
Portogallo: Paese Tranquillo | Madina Boe | Dieci Giorni Con I Guerriglieri Del Mozambico Libero
Portogallo: Paese Tranquillo
De Joaquìn Jordà
Itália, 1969 – 36 min.

Madina Boe
De José Massip
Cuba, 1969 – 30 min.

Dieci Giorni Con I Guerriglieri Del Mozambico Libero
de Franco Cigarini
Itália, 1972 – 24 min.

duração total da projeção: 90 min
legendados eletronicamente em português | M/12

Por encomenda do MPLA, o realizador catalão Joaquin Jordà fez um documentário italiano sobre a situação em Portugal após a morte de Salazar. Nada parece ter mudado quanto à estrutura política e à situação de pobreza, subdesenvolvimento, isolamento dos portugueses ou da continuidade da dura e longa “guerra colonial”. Porém, entrevistas clandestinas a trabalhadores, estudantes e personalidades da oposição ao regime, além do aumento de manifestações populares, mostram que a luta pela mudança está a crescer. Filmado nas áreas libertadas da então Guiné Portuguesa, durante a guerra de libertação, MADINA BOE documenta e legitima a luta armada do PAIGC. Mostra a educação política dos combatentes, as técnicas de guerrilha e o treino físico. Inclui uma entrevista rara com Amílcar Cabral. Em DIECI GIORNI CON I GUERRIGLIERI DEL MOZAMBICO LIBERO, Franco Cigarini regista como, em 1972, um grupo de dirigentes municipais de Reggio Emilia visita as zonas libertadas no Norte de Moçambique, solidarizando-se com a luta de libertação em curso. Samora Machel, Armando Guebuza e outros líderes explicam os motivos da luta contra os colonialistas portugueses. A exibir em cópias digitais. DIECI GIORNI... é uma primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA de PORTOGALLO PAESE TRANQUILLO... aqui

consulte a FOLHA de MADINA BOÉ aqui