18/09/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ambos os filmes são exibidos igualmente no âmbito da apresentação da mostra “Elas Fazem Filmes”, organizada pela associação MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.
CÃES QUE LADRAM AOS PÁSSAROS
de Leonor Teles
com Vicente Gil, Salvador Gil, Maria Gil, Mariana Gil, António Gil
Portugal, 2019 – 21 min
JOGO DE MÃO
de Monique Rutler
com João Lagarto, Júlio César, São José Lapa, Orlando Costa, Zita Duarte, Teresa Roby, João Calvário, Carlos Wallenstein, Isabel de Castro
Portugal, 1983 – 109 min
duração total da sessão: 130 min | M/12
Segunda das três longas-metragens realizadas até hoje por Monique Rutler, apresentada em competição oficial no Festival de Veneza em 1983, JOGO DE MÃO combina todas as recorrências do cinema da autora com uma experiência narrativa particular (as suas quatro histórias, lançadas pelo jogo de mão dos Robertos) que, entre outros efeitos, lhe permitem ampliar muito o espectro de representação sociológica. Filme sem centro – ou em que o centro é precisamente o de uma certa vivência quotidiana portuguesa, visível ou subterrânea –, é portanto, antes de mais, um exemplo do cinema de observação e dissecação social através do qual Monique Rutler nos olhou, de uma forma ao mesmo tempo solidária e distanciada, ao longo de cerca de uma década. Originalmente subtitulado “Sátira ao Machismo Lusitano”, JOGO DE MÃO é um retrato poliédrico do lugar da mulher num país de homens. O crítico Francisco Ferreira afirmou que se trata do filme que “melhor retratou a condição da mulher portuguesa (…) um filme preciosíssimo, a espaços comovente, demasiado próximo do osso, do que fomos, do que somos, e do que nos constitui como portugueses”. A abrir a sessão, CÃES QUE LADRAM AOS PÁSSAROS, de Leonor Teles.
consulte a FOLHA de CÃES QUE LADRAM A PÁSSAROS aqui
consulte a FOLHA de JOGO DE MÃO aqui