20/06/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
THE WITCH’S CRADLE
de Maya Deren
com Marcel Duchamp, Pajorita Matta
Estados Unidos, 1943 – 12 min / mudo, sem intertítulos
ANÉMIC CINEMA
de Marcel Duchamp
França, 1926 – 7 min / mudo, sem intertítulos
ÉTOILE DE MER
de Man Ray
com Kiki de Montparnasse, Andrè de la Rivière, Robert Desnos
França, 1928 – 17 min / mudo (versão sonorizada), com intertítulos em francês sem legendas
FIREWORKS
de Kenneth Anger
com Kenneth Anger, Gordon Gray
Estados Unidos, 1947 – 14 min / sem diálogos
Quatro obras que celebram a liberdade das vanguardas por Duchamp, Man Ray, Maya Deren e Kenneth Anger. THE WITCH’S CRADLE (a apresentar em cópia digital) é dos mais conhecidos títulos de Maya Deren, artista maior dos anos 1940 e 50 para quem um filme equivalia à criação de uma experiência; esta sua obra inacabada foi rodada durante uma exposição de arte surrealista do século XX na galeria Peggy Guggenheim. Especialmente admirado por Deren, ANÉMIC CINEMA de Duchamp, feito em colaboração com Man Ray e Marc Allégret e assinado pelo alter ego feminino do artista, Rrose Sélavy, é um ensaio filmado que questiona as próprias regras do cinema, projetando uma experiência cinematográfica de vanguarda dadaísta. ÉTOILE DE MER de Man Ray é um
film-flou, de imagens difusas, uma espantosa criação da fase surrealista francesa do artista que privilegia o ato de olhar em imagens de beleza transfigurada. Não raro descrito como um filme experimental homoerótico, FIREWORKS é um dos mais célebres filmes de Anger, marcado pela poesia, o tema do duplo e do desdobramento.
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