15/06/2024, 14h00 | Espaço 39 Degraus
Instalação SEMPRE
Instalação SEMPRE
SEMPRE
A palavra, o sonho e a poesia na rua

Uma instalação de Luciana Fina para os 50 anos do 25 de Abril

De 25 de Abril a 30 Junho

Segunda-feira a sábado das 14h até ao final da última sessão do dia

Entrada livre

Consulte a folha de sala aqui
15/06/2024, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Flushed Away
Por Água Abaixo
de David Bowers, Sam Fell
Reino Unido, Estados Unidos, 2006 - 86 min
dobrado em português | M/6
POR ÁGUA ABAIXO, a primeira incursão dos estúdios Aardman na animação cem por cento digital, conta a história de Roddy St James, um sofisticado rato de estimação que vive numa luxuosa penthouse, e que por uma infeliz descarga de autoclismo acaba nos “cosmopolitas” esgotos de Londres, onde terá de aprender toda uma nova forma de vida.

Sessão Descontraída
A sessão decorre numa atmosfera mais acolhedora, com regras mais flexíveis no que diz respeito ao movimento e ao ruído dos espectadores, e pode implicar pequenos ajustes na iluminação e no som, bem como no acolhimento do público, para melhor se adaptar às suas necessidades. Com a consultoria da associação Acesso Cultura.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui

Consulte a história visual do filme aqui
 
15/06/2024, 17h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Que Farei Eu com Esta Espada?
The Curious Case of Benjamin Button
O Estranho Caso de Benjamin Button
de David Fincher
com Cate Blanchett, Brad Pitt, Tilda Swinton
Estados Unidos, 2008 - 166 min
legendado em português | M/12
Futuro
Benjamin Button (Brad Pitt) tem um destino curioso e nasceu em circunstâncias pouco habituais. A sua vida é a estranha história de um homem que nasce com 80 anos e vai regredindo na idade, sem conseguir, como qualquer outra pessoa, parar o tempo. Quanto mais vive, mas novo se torna. O mais romântico e comovente dos filmes de David Fincher (também o seu mais clássico e fantasista), conta o peculiar percurso e as atribulações da vida desta personagem em contraciclo, desde 1918 até ao presente – baseando-se no conto homónimo de F. Scott Fitzgerald. O que sobrevive à passagem do tempo? O que deixamos para o futuro? Talvez o amor. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
15/06/2024, 18h30 | Sala Luís de Pina
Realizadores Convidados: Regina Guimarães & Saguenail
Sessão "Urbanidades"
duração total da projeção: 118 min | M/12
Ccom a presença de Regina Guimarães e Saguenail
ZOO
de Bert Haanstra
Países Baixos, 1961 - 11 min

DIMANCHE
de Edmond Bernhard
Bélgica, 1963 - 20 min

MUDAS MUDANÇAS
de Saguenail
Portugal, 1980 - 87 min

Regina e Saguenail citam Boris Lehman (cineasta seu amigo, que acompanham e com quem já colaboraram muitas vezes) no que diz sobre DIMANCHE: “Sem recorrer a nenhum comentário, utilizando imagens extraordinárias que sublimam lugares-comuns (o tédio de domingo, as crianças a brincar, um corredor numa floresta, um desafio de futebol...) Bernhard constrói, graças a uma sábia montagem, uma obra excecional sobre a sensação de vazio e de fossilização do mundo.” O comentário, desde logo pelo que diz respeito ao lugar-comum, aplica-se à sessão inteira.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
15/06/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar o Cinema Novo de Taiwan

Em colaboração com o Taiwan Film and Audiovisual Institute, com o Apoio do Centro Económico e Cultural de Taipei em Portugal
Liàn Liàn Fengchén
“Poeira ao Vento”
de Hou Hsiao-Hsien
com Grace Chen, Shu-Fang Chen, Shu-Fen Hsin
Taiwan, 1986 - 113 min
legendado em português | M/12
Em LIÀN LIÀN FENGCHÉN, um casal de namorados de uma zona rural de Taiwan decide mudar-se para Taipei em busca de uma vida melhor. A mudança para a grande cidade traz uma série de desafios para o jovem casal, que então se depara com dificuldades na adaptação ao estilo de vida urbano e insuportáveis saudades da família e da terra natal, encontrando apoio em amigos que, como eles, deixaram o campo pela cidade. Quando o rapaz é recrutado para cumprir o serviço militar, o jovem casal tenta manter a relação através de uma assídua troca de correspondência, até ao dia em que o militar deixa de receber cartas da sua amada. Foi um dos filmes responsáveis pelo início do reconhecimento internacional do movimento do Cinema Novo de Taiwan.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui