03/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Chinatown
Chinatown
de Roman Polanski
com Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston, Perry Lopez
Estados Unidos, 1974 - 130 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Nomeado para sete Oscars, CHINATOWN conquistou apenas um (mas com inteira justiça), para o argumento de Robert Towne, que aqui recuperou e renovou o clima, as situações e os estereótipos do filme negro, mas com um olhar mais amargo que o passar do tempo trouxe. Um olhar que constata a corrupção e a impossibilidade de a vencer. Procurando avançar na sua investigação sobre o assassinato de um funcionário da companhia das águas em Los Angeles, o detective J.J. Gittes acaba por causar uma tragédia, com a morte daqueles que procurou salvar. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Il Conformista
O Conformista
de Bernardo Bertolucci
com Jean-Louis Trintignant, Dominique Sanda, Stefania Sandrelli, Pierre Clémenti
Itália, 1970 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Esta adaptação do romance epónimo de Alberto Moravia é, para muitos, a obra-prima de Bertolucci. Na Itália fascista, um homem, acomodado ao regime, no típico conformismo das «pessoas vulgares», acaba por ser contratado para assassinar um ex-professor seu, dissidente do regime e instalado em Paris. Um filme de excecional riqueza visual, feito por um cineasta que ainda não completara 30 anos. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ir ao Cinema em 1974
Les Hautes Solitudes
de Philippe Garrel
com Jean Seberg, Nico, Tina Aumont
França, 1974 - 82 min
mudo | M/12
É um filme da luz, como disse Garrel. LES HAUTES SOLITUDES corresponde, na sua obra, ao encontro com Jean Seberg. Rodado “pelo preço de um 2 cavalos”, é mesmo, assumidamente, um retrato de Seberg, filmado ao improviso. Quando Garrel mostrou a montagem à atriz, ainda sem banda sonora, ela respondeu que “ficava contente se o filme acabasse assim”. E assim, mudo, o filme ficou. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Le Fantôme de la Liberté
O Fantasma da Liberdade
de Luis Buñuel
com Jean-Claude Brialy, Monica Vitti, Milena Vukotic, Michel Piccoli, Adriana Asti, Adolfo Celi, Paul Frankeur, Michel Londsdale
França, 1974 - 104 min
legendado em português | M/12
Penúltimo filme de Buñuel, LE FANTÔME DE LA LIBERTÉ faz – tão admirável quanto subtilmente – uma síntese de toda a carreira deste cineasta único e ímpar. Paradoxalmente foi, e provavelmente ainda é, um dos filmes menos amados de Buñuel. A exibir em cópia digital. Na sessão de dia 26 o filme é antecedido da curta-metragem AS DESVENTURAS DO DRÁCULA VON BARRETO NAS TERRAS DA REFORMA AGRÁRIA.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui