23/02/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada ( Parte I )
Klimt
Klimt
de Raúl Ruiz
com John Malkovich, Veronica Ferres, Stephen Dillane
Áustria, França, Alemanha, Reino Unido, 2006 - 132 min
legendado em português | M/12
Grande produção que retrata a vida do pintor Gustav Klimt, aqui interpretado por John Malkovich. Ruiz não gostava que o filme fosse encarado como um biopic. Segundo as suas palavras: “Trata-se de uma fantasia, ou, se preferirem, uma fantasmagoria, um fresco de personagens reais e imaginárias que giram em torno de um único ponto: o pintor Klimt”. A exuberância permanente do filme, que se manifesta ao nível das cores ou da coreografia da câmara, reenvia para um constante jogo de espelhos e para uma liberdade invulgar no cinema.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/02/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
50 Anos de Abril: Que Farei Eu com Esta Espada ?
Pastorali
Pastoral
de Otar Iosseliani
com Rezo Charkhalashvili, Lia Tokhadze-Giugheli, Marina Kartsivadze, Támara Gabarashvili
Geórgia, 1975 - 98 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Comunidade

Também programado em “Quatro Vistas de Otar Iosseliani
Do período georgiano de Otar Iosseliani e antecedendo a inflexão francesa da sua filmografia, PASTORAL é a sua terceira longa-metragem e a última soviética, após “FOLHAS CAÍDAS” e “ERA UMA VEZ UM MELRO CANTOR” (1966/70). Polifónico, musical no sentido da anterior curta “VELHAS CANÇÕES GEORGIANAS” (1969), constrói-se à volta da vida quotidiana numa aldeia remota da Geórgia, onde a dado passo se instala um grupo de músicos para ensaiar um quarteto. “O filme de Iosseliani tem qualquer coisa de projeto etnológico; demolindo a velha ideia de contar uma história, conta mais histórias do que aquelas que o cinema contemporâneo contém, e multiplica-as pela força documental, ou seja, dirige-se ao espectador de amanhã” (Bernard Eisenschitz). A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/02/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Raúl Ruiz – A Imagem Estilhaçada ( Parte I )
L’Oeil qui Ment
de Raúl Ruiz
com John Hurt, Lorraine Evanoff, David Warner, Myriem Roussel, Alexandre de Sousa, Rui Mendes, Suzana Borges
França, Portugal, 1992 - 102 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Final da Primeira Guerra Mundial, um médico e pesquisador especializado em casos de curas inexplicáveis, descobre, após a morte de seu pai, que a fortuna da família foi investida em uma cidade remota, na região do Alentejo. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/02/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
50 Anos de Abril: Que Farei Eu com Esta Espada ?
Nós Por Cá Todos Bem
de Fernando Lopes
com Zita Duarte, Wanda França, Adelaide João, Fernando Barradas, Lia Gama, Paula Guedes
Portugal, 1978 - 80 min | M/12
Comunidade
Longe do “cinema militante” e mais perto do que se pode designar por “cinema etnográfico”, a terceira longa-metragem de Fernando Lopes elege o lugar da Várzea dos Amarelos, na Beira Litoral, e os seus habitantes: um documento sobre a vida na Várzea, uma entrevista com a mãe do realizador, um registo da realização do filme. Duas comunidades num encontro de cinema. E também uma forma de notar os “ecos da revolução” na sociedade portuguesa, fora da cidade, depois do 25 de abril de 1974. NÓS POR CÁ TODOS BEM é uma produção do Centro Português de Cinema, inserindo-se no projeto coletivo do Museu da Imagem e do Som, que também deu lugar a TRÁS-OS-MONTES de António Reis e Margarida Cordeiro, MÁSCARAS de Noémia Delgado e FALAMOS DE RIO D’ONOR de António Campos.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui