03/10/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sangue e Nervo: O Cinema de William Friedkin
The Exorcist
O Exorcista
de William Friedkin
com Linda Blair, Ellen Burstyn, Max von Sydow, Lee J. Cobb
Estados Unidos, 1973 - 131 min
legendado em português | M/16
Grande êxito comercial dos anos setenta, um filme em que tudo foi calculado para escandalizar e meter medo. Uma adolescente torna-se agressiva, passa a dizer obscenidades e adquire uma força física descomunal. A sua mãe pensa que ela sofre de perturbações mentais. Mais tarde, em desespero de causa, pedirá ajuda a um padre exorcista. Excelentes trucagens e Oscar de melhor argumento. Lee J. Cobb faz o papel do polícia que investiga uma morte suspeita, atribuída à jovem. Cerca de trinta anos depois da estreia de THE EXORCIST, Friedkin montaria a versão a apresentar, um director’s cut com mais onze minutos.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/10/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
In Memoriam Jane Birkin
Jane B. par Agnès V.
de Agnès Varda
com Jane Birkin, Serge Gainsbourg, Charlotte Gainsbourg, Philippe Léotard, Jean-Pierre Léaud
França, 1987 - 97 min
legendado em português | M/12
Este retrato de Jane Birkin por Agnès Varda nada tem de tradicional ou de “realista”. Pelo contrário, a realizadora declarou não ter feito um “documentaire” (filme) mas sim um “documenteur” (“documentiroso”), ou seja, um retrato de Jane Birkin que oscila constantemente entre o real e o imaginário e no qual a personalidade da retratada se deixa entrever, mas nunca alcançar. O filme também é um retrato indireto da própria realizadora e, como todos os seus documentários, uma reflexão sobre o cinema.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/10/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Sangue e Nervo: O Cinema de William Friedkin
Conversation With Fritz Lang
de William Friedkin
com William Friedkin, Fritz Lang
Estados Unidos, 1975 - 50 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Lendária entrevista de William Friedkin em pico de forma (realizara de rajada THE FRENCH CONNECTION e THE EXORCIST, e encaminhava-se para SORCERER) a um Fritz Lang aposentado, no penúltimo ano da sua vida (e na última das suas aparições em imagem filmada). Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/10/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Hervé Guibert e Roland Barthes: Os Fantasmas do Íntimo

Em colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
L’Homme Blessé
de Patrice Chéreau
com Jean-Hugues Anglade, Vittorio Mezzogiorno, Roland Bertin, Claude Berri, Armin Mueller-Stahl
França, 1983 - 109 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Patrice Chéreau, conhecido pelas suas encenações teatrais e operáticas, juntou-se ao escritor e fotógrafo Hervé Guibert para escrever o argumento, premiado com um César, de um filme puxado pela pulsão descontrolada de um jovem, proveniente de uma família trabalhadora da classe média, por um homem embrutecido que faz do crime violento um modo de vida. A relação entre estes dois homens, privilegiando-se a perspetiva atordoada do jovem, é filmada como se fosse uma adicção, tal é a força do desejo de posse sobre o outro, ou um pesadelo febril vivido no tempo suspenso do verão, numa cidade deixada ao abandono e empestada pelo tédio e pelo spleen. “Chéreau supera-se no retrato que faz da atracão irracional movida pelo desejo”, notou Dave Kehr (Chicago Reader) aquando da estreia do filme. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui