06/06/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Três Vezes Joan Bennett
The Woman on the Beach
A Mulher Desejada
de Jean Renoir
com Joan Bennett, Robert Ryan, Charles Bickford
Estados Unidos, 1946 - 70 min
legendado em português | M/12
Inicialmente, Jean Renoir fizera de THE WOMAN ON THE BEACH uma espécie de prolongamento de LA BÊTE HUMAINE como estudo da relação entre o desejo sexual e a pulsão criminosa, com uma forte carga erótica. Mas, às primeiras projeções privadas, ficou claro que o público não entendia o objetivo do realizador, que o remontou, surgindo THE WOMAN ON THE BEACH dentro da linha do filme noir, com uma mulher fatal e um herói traumatizado da guerra. É um dos mais insólitos e perturbantes filmes de Renoir. “Esse fabuloso e misterioso THE WOMAN ON THE BEACH já reflete essa visão, esse ‘outro lado do olhar’. […] Literalmente, nessa obra os temas não estão diante dos olhos (ocultados sempre à nossa visão e à do cego) mas por detrás deles” (João Bénard da Costa). 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
06/06/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
As Tragicomédias Georgianas de Eldar Chenguelaia
Miqela
“Mikela”
de Eldar Chenguelaia
com Grigol Tkabladze, Zinaida Kverenchiladze, Mikheil Khvita
URSS, 1964 - 45 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
MIQELA é uma das duas partes de TSARSULIS LEGENDEBI/“AS LENDAS DO PASSADO” (a outra, intitulada MIKA, foi realizada por Merab Kokotchchvili). A personagem titular é um velho camponês evitado por todos os seus vizinhos, devido à morte dos seus dois filhos, o que fez dele um homem “maldito”. O velho vive com uma nora e os dois netos e é um homem ao mesmo tempo religioso e supersticioso. Quando o seu neto adolescente cai enfermo, o homem decide desmontar a sua casa e deslocá-la para outro sítio, para escapar à maldição, instalando o rapaz numa cabana anexa à casa. Chenguelaia aborda o tema com tato, mostrando sem estridência o facto de Miqela prejudicar o seu neto por “não usar a cabeça”, como lhe diz o sacerdote da aldeia. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
06/06/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Inadjectivável
Susana, Demonio y Carne
Susana
de Luis Buñuel
com Rosita Quintana, Fernando Soler, Victor Mendonza
México, 1950 - 85 min
legendado em francês e eletronicamente em em português | M/12
SUSANA, DEMONIO Y CARNE, uma das obras mexicanas de Buñuel, é um dos seus mais delirantes filmes, talvez o primeiro em que se manifesta a sua capacidade de filmar fielmente um melodrama e ao mesmo tempo subvertê-lo completamente. Susana foge de uma prisão numa noite de tempestade e vai tomar o lugar de um “anjo exterminador” numa grande propriedade rural onde se refugia, despertando a paixão de todos os homens da casa: primeiro o capataz, depois o filho e finalmente o pai, lançando um contra o outro. O imprevisível desenlace é um prodígio de sarcasmo.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui