12/05/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O Tempo e a Vontade de Ficar | Mesa Posta | O Presidente Veste Nada | Mais Azul | A Viagem
duração total da projeção: 70 min | M/12
Curtas-metragens da UBI

sessão com apresentação
O TEMPO E A VONTADE DE FICAR
de Henrique Linhales Rangel
com Filipe Amorim, Carolina Lopes
Portugal, 2023 –  9 min

MESA POSTA
de Beatriz de Sousa
Portugal, 2022 – 10 min

O PRESIDENTE VESTE NADA
de Clara Borges, Diana Agar
Portugal, 2019 – 11 min

MAIS AZUL
de Apolo Santos, Laura Tovela
Portugal, 2019 – 12 min

A VIAGEM
de Mário de Oliveira
com Manuel Mozos, Sónia Balacó
Portugal, 2019 – 28 min

A Cinemateca assinala os vinte anos da criação da Licenciatura em Cinema da Universidade da Beira Interior com uma sessão composta por cinco curtas-metragens produzidas ao longo dos últimos anos pelos estudantes deste curso. Em O TEMPO E A VONTADE DE FICAR, Maia, um jovem adulto e inseguro, passeia com a sua amiga Regina, que está prestes a mudar-se para outra cidade. Tudo poderia correr bem, mas uma acesa discussão acaba por agitar a noite dos dois amigos. O PRESIDENTE VESTE NADA é um documentário sobre uma mulher, chefe de confeção de uma empresa que produz roupa de bebé. Numa conversa, a operária partilha a sua perspetiva sobre o quotidiano na confeção, revelando várias problemáticas e questões sócio-políticas. A casa e os elementos que constituem o universo doméstico são o objeto central das curtas-metragens MESA POSTA e MAIS AZUL.  No filme de Beatriz Sousa, os hábitos, as crenças e a memória de momentos passados são partilhados durante o ato de pôr a mesa: a brutalidade da vida é confrontada com a beleza e a graça dos objetos que a compõem. Já em MAIS AZUL, várias pessoas visitam uma casa abandonada e fazem comentários sobre o espaço e o que veem lá dentro. A sessão termina com A VIAGEM, uma homenagem à História do cinema português. Um realizador e uma atriz viajam até uma região remota, em busca de uma casa especial e de inspiração para o próximo filme: a região é o Douro e a casa é a que pertenceu a Manoel de Oliveira, e onde ele se refugiou para criar diversas obras.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/05/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Armour | The Detection of Faint Companions | O Teu Peso em Ouro
duração total da projeção: 65 min | M/12
Com a presença de Sandro Aguilar
ARMOUR
Portugal, Canadá, 2020 – 30 min

THE DETECTION OF FAINT COMPANIONS
Portugal, 2021 – 9 min

O TEU PESO EM OURO
Portugal, 2022 – 26 min
filmes de Sandro Aguilar

Esta sessão exibirá as três últimas curtas-metragens de Sandro Aguilar, contando com as primeiras apresentações na Cinemateca de THE DETECTION OF FAINT COMPANIONS e O TEU PESO EM OURO. Em ARMOUR, um homem rejeitado pelas suas circunstâncias, vestia uma armadura medieval no dia em que a sua vida desabou. THE DETECTION OF FAINT COMPANIONS é uma obra experimental que explora visualmente as relações possíveis entre a ótica adaptativa e o cinema. O TEU PESO EM OURO, com a participação de Isabel Abreu e João Pedro Bénard, conta a história de um hipnoterapeuta que prepara uma despedida.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/05/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
In Between | Focus | Lilo | Um Dia na Vida de um Fotógrafo de Vida Selvagem | Vai Tuna
duração total da projeção: 50 min | M/12
Curtas-metragens do IADE

sessão com apresentação
IN BETWEEN
de Jannis Wiebush
Portugal, 2022 – 5 min

FOCUS
de Sara Rodrigues
Portugal, 2022 – 3 min

LILO
de Diogo Torres, Judite Martins
Portugal, 2022 – 11 min

UM DIA NA VIDA DE UM FOTÓGRAFO DE VIDA SELVAGEM
de João Maria Santos, Vasco Coelho
Portugal, 2022 – 19 min

VAI TUNA
de Kelly Palma, Júlia Mostaert
Portugal, 2022 – 12 min

Uma sessão composta por cinco curtas-metragens realizadas pelos alunos e alunas do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia. IN BETWEEN explora as ilusões que podem ser criadas quando imagens fixas e imagens em movimento são combinadas, numa série de retratos criados a partir do jogo entre a pose da personagem e um fundo dinâmico. FOCUS transporta-nos numa viagem pela noite e os seus segredos, que aqui são revelados por um foco de luz que vai iluminando os elementos da natureza, enquanto se ouvem sons noturnos hipnóticos. A fotografia é também o tema central da curta-metragem de Diogo Torres e Judite Martins. Um documentário sobre Lilo (Manuel Martins), um fotógrafo que tem vindo a navegar o mundo da fotografia desde os 12 anos, explorando vários estilos e técnicas, entre Portugal e África. UM DIA NA VIDA DE UM FOTÓGRAFO DE VIDA SELVAGEM é uma conversa feita de palavras e imagens entre os dois realizadores do filme, João Maria Santos e Vasco Coelho, sobre o processo de trabalho de um fotógrafo especializado em fotografia da vida animal – desde a pesquisa, à preparação do material, até à escolha dos meios e suportes para a captação de imagens. Por fim, em VAI TUNA acompanhamos uma comunidade formada por mais de 30 estudantes que se reúnem com um propósito: através da música e da dança, partilhar a alegria e a paixão pela instituição que os uniu, de modo a criarem experiências juntos.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
30/05/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Super Natural
de Jorge Jácome
com Alexis Fernandes, Bárbara Matos, Bernardo Graça
Portugal, 2022 - 85 min | M/12
legendado em português
Com a presença de Jorge Jácome
SUPER NATURAL, a primeira longa-metragem de Jorge Jácome, resulta da colaboração do realizador com a companhia Dançando com a Diferença e o Teatro Praga. Um filme performativo, em que as imagens se constroem à medida que os intérpretes da Dançando com a Diferença ocupam as paisagens da ilha da Madeira e interagem com os seus elementos. Deste cruzamento, entre corpo e paisagem natural, emergem múltiplos retratos que revelam a diversidade da natureza e daquilo que pode ser considerado natural. Vencedor do prémio da crítica do Festival de Cinema de Berlim de 2022, SUPER NATURAL é uma experiência sensorial para o espectador e “uma ode a todas as formas de vida” (Jorge Jácome).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui