CICLO
Paul Newman e Joanne Woodward


Uma série televisiva recente, dirigida por Ethan Hawke a partir de documentos biográficos encontrados entre o legado do pai pelas filhas de Paul Newman e Joanne Woodward, reavivou o interesse por estas duas figuras, cuja vida pessoal (e o matrimónio de cinquenta anos) se tornou tão mítica quanto a vida profissional. Desde o momento em que se conheceram, em meados dos anos 50, nunca mais estiveram muito longe um do outro, numa proximidade que se estendeu ao trabalho no cinema – que frequentemente teve origem na própria vida pessoal, assim como não deixou de ser um peso sobre essa vida pessoal, numa espécie de movimento sempre em duplo sentido. Foi, por exemplo, pelas obrigações familiares que Joanne se foi afastando do trabalho assíduo no cinema, depois do nascimento das filhas; foi, por exemplo, como uma forma de compensar Joanne por esse afastamento que Newman se tornou realizador em 1968, com RACHEL, RACHEL, trazendo-a para quase todos os filmes posteriores que realizou (a exceção, e acidental, é SOMETIMES A GREAT NOTION, que não era para ter sido dirigido por ele).
Uma das “teses” da série de Hawke é que no trabalho conjunto de Paul e Joanne existe, de forma mais deliberada ou mais fortuita, um eco ou reflexo permanente da sua vida pessoal, e que de algum modo nos filmes que fizeram juntos ficou inscrita uma espécie de biografia de um matrimónio. Este Ciclo, no fundo, põe essa “tese” à prova: vamos mostrar todos os filmes (com uma exceção) em que os nomes de Newman e Woodward tenham coexistido no genérico – na maior parte das vezes as presenças deles também coexistem no ecrã, e frequentemente como protagonistas, noutras vezes, nos filmes em que Newman foi só realizador e produtor, apenas se vê Joanne, mas é sempre, e talvez ainda mais nestes últimos casos, uma história dos dois aquilo se conta.
A exceção que referimos acima é uma ausência: a de SHADOWBOX, um telefilme dirigido por Newman em 1980 de que hoje não se consegue encontrar cópia, em qualquer formato, que seja digno de ser projetado. Compensamos com SOMETIMES A GREAT NOTION, o único dos filmes realizados por Newman sem a presença de Joanne.
Vamos então ver uma obra a dois, que se estende por quase cinquenta anos de cinema americano, e cá estaremos para verificar a influência de Paul Newman e Joanne Woodward no comportamento dos espectadores de cinema.
 
 
01/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Paul Newman e Joanne Woodward

The Long Hot Summer
Paixões que Escaldam
de Martin Ritt
Estados Unidos, 1958 - 116 min
 
01/03/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Paul Newman e Joanne Woodward

Paris Blues
Noites de Paris
de Martin Ritt
Estados Unidos, 1961 - 98 min
02/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Paul Newman e Joanne Woodward

From the Terrace
Do Alto do Terraço
de Mark Robson
Estados Unidos, 1960 - 144 min
03/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Paul Newman e Joanne Woodward

Paris Blues
Noites de Paris
de Martin Ritt
Estados Unidos, 1961 - 98 min
03/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Paul Newman e Joanne Woodward

The Long Hot Summer
Paixões que Escaldam
de Martin Ritt
Estados Unidos, 1958 - 116 min
01/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Newman e Joanne Woodward
The Long Hot Summer
Paixões que Escaldam
de Martin Ritt
com Paul Newman, Joanne Woodward, Lee Remick, Anthony Franciosa, Orson Welles
Estados Unidos, 1958 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Dirigido por Martin Ritt, que se tornaria um dos realizadores preferidos de Paul Newman, e com um argumento baseado numa mescla de três histórias de William Faulkner, THE LONG HOT SUMMER é um filme cheio de “sangue novo” de uma geração de atores (a maior parte vinda do Actors’ Studio) que começava a tomar conta do cinema americano – aqui posta em diálogo com a imponência de Orson Welles, que interpreta, em modo de grand guignol, o papel de patriarca de uma família do sul dos Estados Unidos. Newman ganhou o prémio de interpretação em Cannes, fazendo de 1958 (ano em que estrearam também RALLY ROUND THE FLAG, BOYS!, THE LEFT-HANDED GUN e CAT ON A HOT TIN ROOF) um ano decisivo na sua afirmação. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/03/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Paul Newman e Joanne Woodward
Paris Blues
Noites de Paris
de Martin Ritt
com Paul Newman, Sidney Poitier, Joanne Woodward
Estados Unidos, 1961 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Devido a um atraso na chegada da cópia de RALLY ROUND THE FLAG BOYS!, o filme não será exibido na sessão prevista para dia 1 de março, às 19h30. Em seu lugar será exibido nessa sessão o filme PARIS BLUES, sendo RALLY ROUND THE FLAG BOYS! exibido no dia 6 de março, às 15h30, como previsto, e também no dia 8 de março, às 19h30 (substituindo assim a exibição anunciada de PARIS BLUES para esse dia).
Sidney Poitier (Eddie Cook) e Paul Newman (Ram Bowen) são dois músicos americanos que trabalham num clube parisiense. Um filme sobre jazz, mas também sobre o racismo americano, em contraste com a atmosfera mais aberta de Paris. No filme encontramos Louis Armstrong e o pianista Aaron Bridgers em excelentes interpretações. A música foi escrita por Billy Strayhorn e por Duke Ellington.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
02/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Newman e Joanne Woodward
From the Terrace
Do Alto do Terraço
de Mark Robson
com Paul Newman, Joanne Woodward, Myrna Loy
Estados Unidos, 1960 - 144 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Paul Newman e Joanne Woodward como protagonistas de um casamento sem amor: ele é um jovem candidato a executivo que casa por interesse com a herdeira de uma bem-relacionada família nova-iorquina. Era o terceiro filme em que Newman e Woodward contracenavam, mas foi um dos menos bem-sucedidos, e ficou um tanto esquecido. As críticas da época apontaram defeitos a quase tudo (argumento, realização, excessiva duração), menos aos atores – e certamente que eles, tanto o par central como os coadjuvantes, são razão de sobra para que se redescubra FROM THE TERRACE. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Newman e Joanne Woodward
Paris Blues
Noites de Paris
de Martin Ritt
com Paul Newman, Sidney Poitier, Joanne Woodward
Estados Unidos, 1961 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sidney Poitier (Eddie Cook) e Paul Newman (Ram Bowen) são dois músicos americanos que trabalham num clube parisiense. Um filme sobre jazz, mas também sobre o racismo americano, em contraste com a atmosfera mais aberta de Paris. No filme encontramos Louis Armstrong e o pianista Aaron Bridgers em excelentes interpretações. A música foi escrita por Billy Strayhorn e por Duke Ellington.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Paul Newman e Joanne Woodward
The Long Hot Summer
Paixões que Escaldam
de Martin Ritt
com Paul Newman, Joanne Woodward, Lee Remick, Anthony Franciosa, Orson Welles
Estados Unidos, 1958 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Dirigido por Martin Ritt, que se tornaria um dos realizadores preferidos de Paul Newman, e com um argumento baseado numa mescla de três histórias de William Faulkner, THE LONG HOT SUMMER é um filme cheio de “sangue novo” de uma geração de atores (a maior parte vinda do Actors’ Studio) que começava a tomar conta do cinema americano – aqui posta em diálogo com a imponência de Orson Welles, que interpreta, em modo de grand guignol, o papel de patriarca de uma família do sul dos Estados Unidos. Newman ganhou o prémio de interpretação em Cannes, fazendo de 1958 (ano em que estrearam também RALLY ROUND THE FLAG, BOYS!, THE LEFT-HANDED GUN e CAT ON A HOT TIN ROOF) um ano decisivo na sua afirmação. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui