25/03/2023, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Imagem com Luz Dentro
conceção e orientação: Maria Remédio

para crianças dos 6 aos 9 anos | duração: 2 horas

marcação prévia até 20 de março

para cinemateca.junior@cinemateca.pt

Quando se apagam umas luzes e se acendem outras, que imagens nascem à nossa volta? Como podemos
fazer os nossos desenhos crescer em dois tempos? E será que cabemos dentro deles? Vamos descobrir várias formas de projetar imagens e mergulhar com elas pela luz dentro!
 
25/03/2023, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Sessão 100 Anos da Disney
duração total da projeção: 63 min | M/4
ALICE’S WONDERLAND
Estados Unidos, 1923 - 13 min

OSWALD THE LUCKY RABBIT
Estados Unidos, 1927 - 6 min

PLANE CRAZY
Estados Unidos, 1928 - 6 min

STEAMBOAT WILLIE
Estados Unidos, 1928 - 8 min

SKELETON DANCE
Estados Unidos, 1929 - 6 min

DONALD´S OSTRICH
Estados Unidos, 1937 - 9 min

FLOWERS AND TREES
Estados Unidos, 1932 - 8 min

THE UGLY DUCKLING
Estados Unidos, 1939 - 7 min

Desde ALICE’S WONDERLAND, há 100 anos, até aos dias de hoje, Walt Disney deixou-nos um legado enorme. O inevitável Rato Mickey, Pluto, Donald e Pateta são algumas das mais conhecidas personagens do cinema mundial, todas criadas por Disney. Nesta sessão, a MONSTRA e a Cinemateca Júnior preparam uma homenagem aos 100 anos da fundação da Walt Disney Company, numa jornada que se inicia com o centenário ALICE’S WONDERLAND e continua até aos seus primeiros filmes sonoros de curta-metragem (incluindo o lendário STEAMBOAT WILLIE, onde conhecemos pela primeira vez o Rato Mickey). Sessão em colaboração com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
 
25/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Magnificent Ambersons | Blind Husbands
duração total da projeção: 188 min | M/12
A projeção decorre com um intervalo de 20 minutos entre os dois filmes
THE MAGNIFICENT AMBERSONS
O Quarto Mandamento
de Orson Welles
com Joseph Cotten, Dolores Costello, Anne Baxter, Tim Holt, Agnes Moorehead, Orson Welles
Estados Unidos, 1942 – 88 min / legendado em português

BLIND HUSBANDS
O Abismo
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Sam de Grasse, Gibson Gowland, Francelia Billington
Estados Unidos, 1919 – 100 min, mudo (com banda musical) / legendado eletronicamente em português

O segundo filme de Welles foi mutilado pelo estúdio, que contratou outrem para acrescentar um happy end. História de uma poderosa família e da sua decadência, em que a casa (com o seu pórtico, as suas escadas, cozinha, salões) é um elemento central. Para muitos, apesar da “ausência do last cut”, THE MAGNIFICENT AMBERSONS é uma obra de um poder tão ímpar como CITIZEN KANE. É o filme do famoso pós-genérico em que o cineasta e narrador, a voz do filme, apresenta em off os atores concluindo com “And my name is Orson Welles”. Nesta sessão, antecede BLIND HUSBANDS, obra seminal de Erich von Stroheim. O seu primeiro filme como realizador, argumentista e intérprete principal lançou a sua personagem amoral, aqui no papel de um sedutor sem escrúpulos que veste a farda do exército austríaco e é vítima das próprias manobras. Antes de mais, esta primeira obra-prima de Stroheim é um retrato exacerbado das paixões humanas, um dos traços perenes do seu cinema. Um grande clássico do período mudo, a apresentar na versão digital recentemente restaurada como a mais próxima do original de 1919, a partir de uma cópia de época, do argumento e do guião originais pelo Arquivo Austríaco e pelo MoMA. É aí que se pormenoriza como esta nova cópia digital (cotejada com a versão americana de 1924 que circulou nas últimas décadas) “permite uma nova apreciação da singularidade da visão de Stroheim, recuperando uns sete minutos de filme (a maioria dos quais planos longos) e reconstruindo o seu aturado esquema cromático de tintagens e viragens”.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de THE MAGNIFICENT AMBERSONS, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de BLIND HUSBANDS, aqui
25/03/2023, 17h00 | Sala Luís de Pina
Paul Newman e Joanne Woodward
Rally Round The Flag, Boys!
A Morena Ardente
de Leo McCarey
com Paul Newman, Joanne Woodward, Joan Collins
Estados Unidos, 1958 - 106 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A última e hilariante grande comédia de Leo McCarey, agora à volta da luta que uma mulher à frente de uma comunidade (Joanne Woodward) trava contra a instalação na zona de uma base de mísseis, enquanto a pin up local (Joan Collins) vai seduzindo o seu marido (Paul Newman). É um filme do mesmo ano do casamento de Newman e Woodward, e o espírito de “lua de mel” foi inteiramente (e divertidamente) captado por McCarey.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/03/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Paul Newman e Joanne Woodward
They Might Be Giants
Encontro Marcado
de Anthony Harvey
com George C. Scott, Joanne Woodward, Jack Gilford
Estados Unidos, 1971 - 91 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma comédia, ou tragicomédia, ambientada num fundo psiquiátrico e que cruza uma vaga inspiração no Dom Quixote (aonde vai buscar o título original) com as aventuras das mais famosas personagens criadas por Arthur Conan Doyle. Woodward é uma psiquiatra de apelido Watson, e chega-lhe às mãos o caso de um indivíduo (George C. Scott) que se toma por Sherlock Holmes. É o bastante para lançar uma série de peripécias que se desenrolam por vezes num tom surrealizante. Paul Newman não é ator, mas não está longe: foi um dos produtores do filme. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/03/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Tijolos e Espelhos - O Cinema Iraniano Revisitado (1955-2015)

Parte II - Depois da Revolução
Talaye Sorkh
Sangue e Ouro
de Jafar Panahi
com Hossain Emadeddin, Kamyar Sheisi, Azita Rayeji
Irão, 2003 - 97 min
legendado em sueco e eletronicamente em português | M/12
Um dos melhores filmes de Jafar Panahi, SANGUE E OURO é baseado num guião de Abbas Kiarostami inspirado numa notícia de um estafeta de pizzas em Teerão que alvejou um joalheiro e, em seguida, disparou contra si próprio. Numa referência ao neorrealismo, Panahi contratou um verdadeiro empregado de pizzaria, o qual, no decurso das filmagens, revelou sofrer de uma doença mental grave, aumentando a sensação de mal-estar do filme e tornando o breakdown pelo qual a personagem passa assustadoramente real. Rico na sua visão franca e inquietante sob os atritos causados pelo ressentimento de classe e a repressão política, a exibição do filme foi banida no seu país de produção. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui