18/03/2023, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior – Sábados em Família
Tristeza e Alegria na Vida das Girafas
de Tiago Guedes
com Maria Abreu, Miguel Borges, Tonan Quito, Miguel Guilherme, Gonçalo Waddington
Portugal, 2019 - 109 min | M/12
Girafa é uma menina de dez anos, órfã de mãe. Vive com o pai e com Judy Garland, o seu urso de peluche malcriado, que é também o seu único amigo. Um dia, pega no urso e sai de casa, decidida a arranjar dinheiro para ver o Discovery Channel. Adaptação da peça de teatro homónima de Tiago Rodrigues, TRISTEZA E ALEGRIA NA VIDA DAS GIRAFAS é uma comédia dramática sobre as dores de crescimento.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA JÚNIOR aqui
18/03/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Lou n’a Pas Dit Non | Canyon Passage
duração total da projeção: 170 min | M/12
A projeção decorre com um intervalo de 20 minutos entre os dois filmes
LOU N’A PAS DIT NON
de Anne-Marie Miéville
com Marie Bunel, Manuel Blanc, Caroline Micla, Geneviève Pasquier, Métilde Weyergans
França, Suíça, 1994 – 78 min / legendado em inglês e eletronicamente em português

CANYON PASSAGE
Amor Selvagem
de Jacques Tourneur
com Dana Andrews, Susan Hayward, Brian Donlevy, Ward Bond
Estados Unidos, 1946 – 92 min / legendado em português

LOU N’A PAS DIT NON, segunda longa-metragem de Anne-Marie Miéville, inspira-se, em parte, na correspondência entre Lou Salomé e Rainer Maria Rilke, refletindo histórias de casais, ou uma história do casal. Lou e Pierre reencontram-se certa noite a que assistem, juntos, a um bailado numa longa e magnífica sequência (composta a partir da coreografia de Jean-Claude Gallotta, Docteur Labus, outra “fonte” do filme). A narrativa difusa acompanha o tempo da preparação da curta-metragem de Lou, que filma uma escultura representado Vénus e Marte no Louvre. A sua matéria e sensorialidade fluem dos “mistérios da carne e dos da mente” que Freddy Buache associou à dança desenfreada do pas de deux e à imobilidade das estátuas do filme numa carta enviada à realizadora em 1998. Na sessão, segue-se o belo western de Jacques Tourneur, com Dana Andrews e Susan Hayworth, que celebra a ideia de comunidade a partir de uma história de interesses e paixões rivais entre pioneiros no Oregon com realismo e poesia. “Tourneur aplica ao western as mesmas regras que usou na abordagem dos filmes de terror: um desvio da estrada principal do género para percorrer insólitos e estranhos atalhos que têm a ver com a memória e a sugestão, que transfigura no olhar do espectador as imagens realistas que a câmara capta” (Manuel Cintra Ferreira). LOU N’A PAS DIT NON foi mostrado uma única vez na Cinemateca, em 1998, permanecendo algo raro em projeção.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de LOU N'A PAS DIT NON, aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de CANYON PASSAGE, aqui
18/03/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
FILMar: Raquel Soeiro de Brito, Pioneira
Erupção Vulcânica dos Capelinhos, Ilha do Faial | Macau | São Tomé e Princípe
duração total da projeção: 80 min | M/12
com acompanhamento musical ao vivo por Margarida Magalhães (aka Raw Forest)

com a presença de Raquel Soeiro de Brito
ERUPÇÃO VULCÂNICA DOS CAPELINHOS, ILHA DO FAIAL
Portugal, 1958 – 34 min

MACAU
Portugal, 1960 – 18 min

SÃO TOMÉ E PRINCÍPE
Portugal, 1964 – 28 min
filmes de Raquel Soeiro de Brito

Raquel Soeiro de Brito não chamaria cinema aos seus filmes de estudo e registo de práticas e mudanças humanas, naturais e geológicas. Mas é de cinema que se trata, porque de uma mediação, através da câmara, de paisagens sociais e morfológicas, depois traduzidas em ensaios, compreensão e estudos. Ao longo de mais de uma década, a pioneira do cinema geográfico, acompanhou transformações em territórios distintos, religando populações e paisagens, para compreender, depois, como podiam ser interpretadas as adaptações geográficas e sociais das comunidades. O FILMar apresenta três filmes-paisagem, no Faial, em Macau e São Tomé, a partir de uma lista mais vasta conservada no ANIM, de modo a contribuir para a redescoberta de um cinema de observação, de interpretação e de questionamento sobre como pode a imagem servir de mapa para a memória. A sessão tem o apoio do programa EEAGrants 2020-2024.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/03/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver
The Apartment
O Apartamento
de Billy Wilder
com Shirley MacLaine, Jack Lemmon, Fred MacMurray
Estados Unidos, 1960 - 122 min
legendado em português | M/12
Cinco Oscars para esta obra-prima de Billy Wilder, a quem couberam três estatuetas (produtor, realizador e argumentista), que mistura em doses perfeitas a comédia e o drama, a pureza e o cinismo. Jack Lemmon é um empregado de escritório que procura subir na hierarquia, cedendo o seu apartamento para as aventuras extraconjugais dos administradores. Até que se apaixona por uma dessas conquistas: Shirley MacLaine.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui