25/01/2023, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Je Vous Salue Marie
Eu vos Saúdo Maria
de Jean-Luc Godard
com Myriem Roussel, Thierry Rode, Juliette Binoche
França, 1984 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma recriação contemporânea da história da natividade, ou uma maneira alusiva de filmar a relação entre o mundo moderno e o sagrado. JE VOUS SALUE MARIE provocou mais “escândalo” que o resto da obra de Godard toda junta, mas o seu propósito era tudo menos blasfemo: uma espécie de ensaio sobre a possibilidade de reconhecimento de uma dimensão sagrada da existência humana num mundo que aparentemente voltou costas a essa dimensão. A apresentar em cópia digital. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aq
25/01/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
À Glória de Grahame
Human Desire
Desejo Humano
de Fritz Lang
com Glenn Ford, Gloria Grahame, Broderick Crawford, Edgar Buchanan
Estados Unidos, 1954 - 90 min
legendado eletronicamente m português | M/12
Segunda incursão de Fritz Lang no cinema de Jean Renoir, adaptando o mesmo romance de Zola que fora a fonte do realizador francês para LA BÊTE HUMAINE. As aproximações e diferenças na obra dos dois mestres do cinema são ainda mais visíveis do que em LA CHIENNE/SCARLET STREET, com a paixão e simpatia de Renoir pelas personagens e a frieza analítica de Lang, sobre as pulsões e a repressão dos instintos humanos. Glenn Ford e Gloria Grahame, dirigidos por Lang no ano anterior em THE BIG HEAT, são novamente fabulosos.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/01/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Jean-Luc Godard, para Sempre
Ici et Ailleurs
de Jean-Luc Godard, Anne Marie-Miéville
com Jean-Pierre Bamberger
França, 1976 - 54 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Rushes de um filme inacabado sobre a resistência palestiniana, rodado quatro anos antes sob a égide do grupo Dziga Vertov, são mostradas a um casal que, diante do televisor, recorda a sua experiência passada durante os anos de militância. Uma obra raramente exibida, que toca uma questão sensível e que aborda o modo como se organizam aqui (“ici”) imagens que foram registadas algures (“ailleurs”). Filme sobre um conflito, é antes de mais uma reflexão sobre a própria televisão. A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
25/01/2023, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Jean-Luc Godard, para Sempre
Les Trois Désastres | Adieu au Langage
duração total da projeção: 92 min
legendados em português | M/12 
LES TROIS DÉSASTRES
de Jean-Luc Godard
Portugal, Suíça, 2012 – 22 min

ADIEU AU LANGAGE
Adeus à Linguagem
de Jean-Luc Godard
com Héloise Godet, Kamel Abdeli, Richard Chevallier
França, 2014 – 70 min

“A ideia é simples: uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se. Amam-se, discutem, separam-se. Um cão erra entre a cidade e o campo. As estações passam. O homem e a mulher encontram-se outra vez. O cão entre eles. O outro é um. Um é o outro. São três.” (Jean-Luc Godard). No fim de ADIEU AU LANGAGE, a longa-metragem em que Godard (re)inventa o 3D segundo as contemporâneas possibilidades tecnológicas digitais, um filme “do fim de tudo”, é o cão que fica, talvez, “a sonhar com as ilhas Marquesas”. Realizado por encomenda de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (e integrando o filme de conjunto 3x3D, ao lado de segmentos dirigidos por Edgar Pêra e Peter Greenaway), LES TROIS DÉSASTRES é um balão de ensaio para ADIEU AU LANGAGE, com Godard a experimentar a imagem tridimensional. É o filme onde se diz que “o digital será uma ditadura”.  LES TROIS DÉSASTRES é primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui