05/12/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Plano Nacional de Cinema - Sessão Comentada
Aparição
de Fernando Vendrell
com Jaime Freitas, Victoria Guerra, Rita Martins
Portugal, 2018 - 115 min | M/12
sessão com apresentação e seguida de debate com Fernando Vendrell, Ana Isabel Soares e Elsa Mendes

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete trinta minutos antes do início da sessão
Baseado no romance homónimo de Vergílio Ferreira, APARIÇÃO é uma adaptação que faz por unir o retrato social de uma realidade católica e conservadora com o idealismo e o existencialismo próprios do autor. Livro e filme tomam como centro a história de Alberto Soares (Jaime Freitas) professor do liceu e escritor que vê o seu idealismo confrontado com o desejo e a irreverência de uma mulher (bem como com a perversidade da interpretação das suas reflexões por parte dos seus discípulos).   

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
05/12/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Luz e Sombra - Representações da Idade Média no Cinema
La Passion de Jeanne d’Arc
A Paixão de Joana d’Arc
de Carl Th. Dreyer
com Renée Falconetti, Antonin Artaud, Michel Simon
França, 1928 - 107 min
mudo, com intertítulos em norueguês, legendados em português | M/12
Com LA PASSION DE JEANNE D’ARC, Dreyer leva a estética do grande plano ao seu momento mais sublime. Tudo decorre durante o processo que condena Joana à fogueira, com Dreyer opondo o seu rosto humilde e iluminado a uma assombrosa galeria de rostos, onde a mais pequena expressão está carregada de sentido. Um dos grandes clássicos da História do cinema e o mais belo filme sobre Joana d’Arc, com uma intérprete de eleição: Falconetti. Um filme mudo que se ouve no seu silêncio.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
05/12/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver
La Mort en Direct
A Morte em Directo
de Bertrand Tavernier
com Romy Schneider, Harvey Keitel, Harry Dean Stanton
França, RFA, 1980 - 130 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Primeiro filme de Bertrand Tavernier rodado em língua inglesa, com um elenco de luxo e uma ambiciosa premissa de ficção científica que dita o seguinte: com os avanços significativos da medicina, a morte por doença tornar-se-á uma raridade tão grande que um produtor televisivo pouco escrupuloso (Harry Dean Stanton) tentará transformar a história de uma mulher gravemente doente (Romy Schneider) no assunto principal para um reality show. O repórter interpretado por Harvey Keitel estará responsável pelo registo de (indiscutível) mau gosto, mediante uma câmara implantada na sua vista, um vertoviano cine-olho em tempos decididamente orwellianos. Adaptado de um romance de David Compton, The Unsleeping Eye, LA MORT EN DIRECT, também conhecido por DEATH WATCH, teve uma receção fria por parte da crítica (“demasiado inteligente para o seu bem”, apontou Vincent Canby do The New York Times), o que tem vindo a ser objeto de reavaliação nos últimos tempos, valendo cada vez mais a ideia, veiculada pela Télérama, de que este é um filme algo premonitório sobre “a moral do olhar”.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
05/12/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
One
de Cláudia Clemente
com os alunos finalistas do Curso Profissional de Actores da ACT (2019/2022)
Portugal, 2022 - 35 min | M/12
com a presença de Cláudia Clemente e dos atores
“Uma encenadora prepara o musical One com um grupo de atores e bailarinos. À medida que a data da estreia se aproxima, diversos acontecimentos inesperados vão pôr em perigo o êxito da peça. Um após outro, membros do cast vão desaparecendo de forma misteriosa. Em paralelo, há uma gravidez escondida, relações proibidas, e inúmeras outras peripécias. Torna-se claro que entre eles existe alguém que está a sabotar o espetáculo – mas conseguirão descobrir quem é a tempo de salvar a estreia?” (da sinopse do filme).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui