20/10/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o WOMEX Lisboa 2022
Esta Vida y la Outra | Pour de Vrai
duração total da projeção: 61 min
legendados em inglês e eletronicamente em português | M/12
sessão com apresentação
ESTA VIDA Y LA OUTRA
“Esta Vida e a Outra”
de Luis Rojas
com Natalia Castrillón, Sergio Castrillón
Colômbia, 2021 – 9 min

POUR DE VRAI
de Ugo Mangin
com Ichon
França, 2022 – 52 min

Em NESTA VIDA E A OUTRA, a outra vida refere­-se ao forte vínculo partilhado pelos músicos Natalia e Sergio Castrillón, vínculo que se expressa na consanguinidade e se espalha pela assombrosa paisagem montanhosa de Manizales, onde ambos nasceram. Esta curta­-metragem entretece um espaço de memória partilhada através da harmonia da harpa e o violoncelo, do espaço e da poesia de Sergio. POUR DE VRAI é o título do primeiro álbum a solo de Ichon e, simultaneamente, o testemunho fílmico do seu desafiante processo de reinvenção artística e pessoal. Reconhecido no mundo do rap francês como um performer provocador, Ichon volta ao seio familiar do seu quarto de infância numa busca de si mesmo e de um caminho para a liberdade para além das amarras da sua persona anterior, mesmo contra as dúvidas dos produtores que o acompanham.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
21/10/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o WOMEX Lisboa 2022
Singing in the Wilderness
de Dongnan Chen
China, 2021 - 99 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão com apresentação
SINGING IN THE WILDERNESS é um documentário sobre um talentoso coro cristão formado num povoado rural de etnicidade Miao, que manteve a sua prática desconhecida ao longo de um século, no sul da China. Dongnan Chen observa cuidadosamente a ascensão deste coro quando descoberto por um agente do departamento de propaganda chinês e tornado numa sensação nacional, focando­-se no confronto cultural e espiritual originado pelo ressentimento ancestral que os povos Miao sentem contra a cultura Han, bem como pela necessidade de manter uma ética entre a fé, o sucesso e a exploração artística na realidade de uma China moderna e citadina.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
22/10/2022, 19h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o WOMEX Lisboa 2022
Gidam, Drums of Protest in Khartoum | This Is National Wake
duração total da projeção: 78 min
legendados eletronicamente em português | M/12
sessão com apresentação
GIDAM, DRUMS OF PROTEST IN KHARTOUM
de Arthur Larie, Bastien Massa
França, 2022 – 11 min

THIS IS NATIONAL WAKE
de Mirissa Neff
Estados Unidos, 2022 – 65 min

No centro de GIDAM... está a participação de uma jovem mulher e artista sudanesa que, com o ritmo do seu djembe, acompanha canções de protesto contra um governo militar que, desde 2021, destroçou as esperanças de transição democrática que a queda do regime de Omar al­-Bashir tinham inspirado. GIdam dá­nos acesso a um dia-­a-­dia de luta desde as esferas privadas e silenciosas da sua família até às ruas animadas de Khartoum, iluminando o desejo de liberdade de toda uma geração de jovens sudaneses. THIS IS NATIONAL WAKE é um documentário que redescobre o valor político e artístico dos National Wake, um grupo de rock sul-africano originado em 1978, dois anos após o massacre de Soweto e cuja multirracialidade desafiou o poder político do regime do apartheid no final dos anos 70. Mirissa Neff conta a sua história quarenta anos depois de terem sido calados devido às pressões do governo sul-africano, traçando as memórias, sonhos e utopias de uma comunidade antirracista praticamente desconhecida.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui