23/06/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Revisitar os Grandes Géneros: A Ficção Científica [I Parte]
The Amazing Transparent Man
de Edgar G. Ulmer
com Marguerite Chapman, Douglas Kennedy, James Griffith
Estados Unidos, 1960 - 58 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos últimos filmes realizados por Edgar G. Ulmer, ficção científica em regime de série B e com alguns pontos de contacto com o MOST DANGEROUS MAN ALIVE que por esta altura assinalava o final da carreira de Allan Dwan. O tema é outro motivo clássico da ficção científica – desde o Homem Invisível de H.G. Wells – mas a questão da “invisibilidade” (no centro da intriga está uma máquina que confere a invisibilidade aos seres humanos) é aqui articulada com outra preocupação muito da sua época, a radiação venenosa. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 1993. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/06/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ervas: Yasujiro Ozu Visto por João Miguel Fernandes Jorge e Rui Vasconcelos
Samma no Aji
O Gosto do Saké
de Yasujiro Ozu
com Shima Iwashita, Shinichiro Mikami, Keiji Sada, Chishu Ryu
Japão, 1962 - 113 min
legendado em português | M/12
Foi o último filme de Yasujiro Ozu e é uma nova variação sobre uma história de separação familiar em reflexão nostálgica sobre o começo do “inverno da vida”. É também a sua celebração e a despedida ao “gosto do saké”, onde cabe toda a memória do passado e dos “bons tempos”. Profundamente comovente, SAMMA NO AJI é um dos mais perfeitos filmes de Ozu, aquele onde a depuração do seu estilo atinge níveis supremos. A exibir em versão digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
23/06/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Solveig Nordlund - Um Percurso Singular
Música para Si | Viagem para a Felicidade | Novas Perspectivas
duração total da projeção: 137 minutos | M/12
MÚSICA PARA SI
de Solveig Nordlund
com Isabel de Castro
Portugal, 1978 – 55 min

VIAGEM PARA A FELICIDADE
de Solveig Nordlund
com Lia Gama
Portugal, 1978 – 37 min

NOVAS PERSPECTIVAS
de Solveig Nordlund
com Dalila Rocha
Portugal, 1979 – 45 min

Três peças de Franz Xaver Kroetz levadas a cena pela Cornucópia e encenadas por Jorge Silva Melo e Luis Miguel Cintra, de que Solveig Nordlund fez outros tantos filmes. Em todos eles a protagonista está sozinha (ou praticamente) no ecrã. Três grandes desempenhos de três grandes atrizes; Isabel de Castro, Lia Gama e Dalila Rocha. O que João Bénard da Costa escreve a propósito de MÚSICA PARA SI aplica-se aos três filmes: “(…) combina um despojamento bressoniano com uma acumulação de sinais que ‘tapam’ por completo esse despojamento e transformam o filme no acréscimo da mais estrita materialidade. É simultaneamente um filme minimal e maximal, em que tudo se diz com nada e tudo com tudo. E o seu milagre reside no modo como é usada – em contraponto e em eco à música – a figura de repetição.” VIAGEM PARA A FELICIDADE e NOVAS PERSPECTIVAS são primeiras apresentações na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de MÚSICA PARA SI aqui

consulte a FOLHA DA CINEMATECA de VIAGEM PARA A FELICIDADE e NOVAS PERSPECTIVAS aqui
 
23/06/2022, 21h45 | Esplanada
Revisitar os Grandes Géneros: A Ficção Científica [I Parte]
The Incredible Shrinking Man
Sentenciado
de Jack Arnold
com Grant Williams, Randy Stewart, April Kent
Estados Unidos, 1957 - 79 min
legendado eletronicamente em português | M/12
THE INCREDIBLE SHRINKING MAN é uma das obras-primas da ficção científica dos anos cinquenta, com notáveis efeitos especiais e um clima de angústia raras vezes alcançado no género. Um homem é exposto a uma nuvem radioativa e descobre que vai «encolhendo» a pouco e pouco. Cada vez mais pequeno, acaba por ter de lutar pela vida, enfrentando primeiro um gato e, depois, uma aranha, até «desaparecer» no «infinitamente pequeno», perdendo a capacidade de relacionamento com os homens e com o mundo. Cabe olhar as estrelas e o universo… 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui