16/05/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
Pastorali
Pastoral
de Otar Iosseliani
com Rezo Charkhalashvili, Lia Tokhadze-Giugheli, Marina Kartsivadze, Támara Gabarashvili
Geórgia, 1976 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Carta Branca sem Receita
Ainda do período georgiano de Otar Iosseliani, PASTORALI é a sua terceira longa-metragem, construída à volta da vida quotidiana de uma aldeia na Geórgia, onde a dado passo se instala um grupo de músicos para ensaiar um quarteto. “O filme de Iosseliani tem qualquer coisa de projeto etnológico; demolindo a velha ideia de contar uma história, conta mais histórias do que aquelas que o cinema contemporâneo contém, e multiplica-as pela força documental, ou seja, dirige-se ao espectador de amanhã” (Bernard Eisenschitz). Era este o Iosseliani que Jorge Silva Melo tinha originalmente em mente em 2020, altura em que acabou por estar programado GIORGOBISTVE (“FOLHAS CAÍDAS” / “OUTONO”, 1967). A apresentar em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
16/05/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
O Filme da Minha Vida: Jorge Silva Melo (da série da RTP) | Coitado do Jorge
duração total da projeção: 113 min | M/12
O Cinema de Jorge Silva Melo

sessão apresentada por João Pedro Rodrigues
O FILME DA MINHA VIDA: JORGE SILVA MELO (da série da RTP)
Portugal, 1998 – 12 min

COITADO DO JORGE
de Jorge Silva Melo
com Jerzy Radziwilowicz, Ángela Molina, Manuel Wiborg, Joana Bárcia, Ana Padrão, Glicínia Quartin, Manuela de Freitas, José Mário Branco, Miguel Guilherme, Luis Miguel Cintra
Portugal, 1992 – 101 min

Baseado num romance de Paula Fox (Poor George) como “um contraponto mais desolado do AGOSTO” (JSM), é possível resumir o filme com o verso de Ruy Belo que lhe serve de epígrafe: “Triste é no Outono descobrir que é o Verão a única estação.” Num verão quente e repleto de incêndios, Jorge, aos 36 anos, está também a arder por dentro. Um importante título do cinema português dos anos 1990, que nunca foi estreado comercialmente. Na sinopse: “Poder-se-á dizer que Jorge é um homem feliz. O Jorge vai para casa. É um dia como todos os outros e há fogo em toda a zona. Nessa noite ele vai encontrar-se com um industrial japonês, que lhe permitirá abandonar o seu cargo de professor e retomar o seu trabalho químico. No entanto, quando chega a casa encontra lá uma pessoa. Uma pessoa que ele não conhece. Um assaltante. A partir desse momento, tudo será diferente.” A projeção é antecedida do comentário de Jorge Silva Melo ao seu filme, em conversa com Inês de Medeiros no contexto da série da RTP “O Filme da Minha Vida” (episódio com realização de José Vitório, emitido a 16 de maio de 1998).

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
16/05/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o FIMFA
La Double Vie de Véronique
A Dupla Vida de Véronique
de Krzystof Kieslowski
com Irène Jacob, Wladislaw Kowalski, Guillaume de Tonquedec
França, Polónia, Noruega, 1991 - 97 min
legendado em português | M/12
Sessão apresentada por Luís Vieira, Diretor Artístico do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
LA DOUBLE VIE DE VÉRONIQUE foi o filme que, depois da revelação de DEKALOG, mais fez pelo reconhecimento de Kieslowski a nível internacional. Como o título indica, está construído sob o signo do duplo: duas heroínas, duas nacionalidades, dois modos de vida. Duas jovens, uma polaca e outra francesa, nascidas no mesmo dia, são como que a “projeção” uma da outra, e o trágico destino de uma irá refletir-se na sua dupla.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
16/05/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
JSM: O Cinema de Jorge Silva Melo e Carta Branca sem Receita
Odd Man Out
Casa Cercada
de Carol Reed
com James Mason, Robert Newton, Kathleen Ryan
Reino Unido, 1947 - 119 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Carta Branca sem Receita
Com uma atmosfera expressionista que anuncia já o seu THE THIRD MAN, Carol Reed encena um verdadeiro “poema fúnebre” sobre a “solidão e o peso do destino”, nesta história de um chefe político do Sinn Féin, ferido num assalto e alvo de uma gigantesca caça ao homem. Quase inteiramente passado numa só noite, foi o filme que deu a James Mason uma das suas grandes personagens e o reconhecimento internacional antes de Hollywood.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui