14/01/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Rebecca of Sunnybrook Farm
A Garota da Rádio
de Allan Dwan
com Shirley Temple, Randolph Scott, Jack Haley
Estados Unidos, 1938 - 81 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Coube a Allan Dwan tentar recuperar, para a Fox, a carreira de Shirley Temple, cujo apelo no box office parecia estar a declinar à medida a que a garota ia crescendo. HEIDI, em 1937, correu bem, pelo que no ano seguinte teve nova encomenda, desta vez aproveitando os talentos vocais da pequena atriz – que aqui interpreta uma miúda que consegue seguir a sua vocação de cantora apesar da oposição da sua retrógrada família. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
14/01/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Cordão Verde | Terra
Duração total da projeção: 93 min | M/12
com a presença dos realizadores
CORDÃO VERDE
de Hiroatsu Suzuki, Rossana Torres
Portugal, 2009 – 33 min 

TERRA
de Hiroatsu Suzuki, Rossana Torres
Portugal, 2018 – 60 min

Desde 2008, Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres fazem documentários no Alentejo, onde partilham um espaço íntimo de contemplação da interação entre o homem e a natureza. CORDÃO VERDE é o fruto da sua primeira colaboração. Um documentário filmado no vale do Guadiana, em volta de Mértola e da Serra do Caldeirão, que observa sensivelmente a terra montanhosa e as pessoas que fazem dela o seu ofício performando “um poema em imagens e sons em torno do homem e da natureza.” Dez anos depois voltam ao Alentejo para fazer TERRA, um filme atmosférico e telúrico no qual filmam dois fornos cobertos de terra junto a um lago, destinados à produção artesanal de carvão. TERRA foi vencedor da competição portuguesa do festival Doclisboa em 2018.
 
14/01/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Allan Dwan (Parte II)
Heidi
de Allan Dwan
com Shirley Temple, Jean Hersholt, Arthur Treacher
Estados Unidos, 1937 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Certamente a melhor adaptação cinematográfica das histórias da órfã dos Alpes criada pela escritora suíça Johana Spyri, HEIDI foi o filme que salvou (temporariamente) a carreira da pequena Shirley Temple do declínio inevitável com o tempo. É um filme ágil e imaginativo, que Dwan encarou com o mais profissional dos empenhos, e de que nunca deixou de gostar - “é dos melhores filmes com Shirley Temple, até porque é aquele em que canta menos”. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
14/01/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sven Nykvist - O Culto da Luz Viva
Le Locataire
O Inquilino
de Roman Polanski
com Roman Polanski, Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Shelley Winters
França, 1976 - 123 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado de Le Locataire Chimérique, de Roland Topor (1964), rodado entre CHINATOWN e TESS, este filme de Polanski (também conhecido pelo título internacional, THE TENANT) segue a história de um tipo reservado que visita um apartamento para alugar, vago depois do suicídio do arrendatário anterior. O tipo é Trelkovsky, personagem interpretada pelo próprio Polanski (não creditado no genérico), cujo percurso no filme é o de uma paranoia crescente que passa pela suposição de que todos os vizinhos possam cometer suicídio.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui