20/01/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Pearl of the South Pacific
A Pérola do Pacífico
de Allan Dwan
com Virginia Mayo, Dennis Morgan, David Farrar
Estados Unidos, 1955 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma rara mudança de cenário nestes anos finais de Dwan, com uma incursão pelo “exotismo” dos mares do Pacífico sul e uma história de aventuras em torno da busca de misteriosas e valiosíssimas pérolas negras. Dwan detestava (“um filme horrível, nem devia ter sido feito”, disse a Bogdanovich) mas a sua severidade é excessiva quando confrontada com a imaginação delirante de algumas cenas (nos cenários e na mise en scène), nas belas cores de John Alton, e no universo – em 1955, já algo “demodé” – que tudo isto compõe.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
 
20/01/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte II)
Josette
A Falsa Josette
de Allan Dwan
com Don Ameche, Simone Simon, Robert Young
Estados Unidos , 1938 - 73 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um filme muito divertido, assente no clássico motivo das identidades falsas. Quando os dois filhos de um velho milionário sabem que o pai casou com uma cantora de variedades assumem que a rapariga só pode ser uma caça-fortunas, e tratam de tentar desfazer o matrimónio. Só que, primeira complicação, ambos se apaixonam por ela, e, segunda complicação, há duas Josettes, uma verdadeira e outra falsa. Foi o último filme da primeira passagem de Simone Simon por Hollywood. Voltaria nos anos quarenta para o papel que se tornou no seu principal emblema, no CAT PEOPLE de Tourneur. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
20/01/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Bernardo Sassetti - A Música como Ficção

Em colaboração com a Casa Bernardo Sassetti
Quaresma
de José Álvaro Morais
com Beatriz Batarda, Filipe Cary, Ricardo Aibéo
Portugal, 2003 - 95 min | M/12
Último filme de José Álvaro Morais, quase um reverso do precedente PEIXE LUAo Sul dá lugar ao Norte (Serra da Estrela) e desta se passa para a costa dinamarquesa. Conciso, sombrio e enevoado, QUARESMA volta a contar histórias de desorientação familiar e de fugas sempre impossíveis de completar. A interpretação de Beatriz Batarda, “no fio da navalha”, foi particularmente elogiada. A música é de Bernardo Sassetti.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
20/01/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Sven Nykvist - O Culto da Luz Viva
The Touch / Beröringen
O Amante
de Ingmar Bergman
com Elliot Gould, Bibi Andersson, Max von Sydow
Estados Unidos, Suécia, 1971 - 113 min
legendado em português | M/12
Falado essencialmente em inglês, THE TOUCH é uma espécie de ave rara na produção de Bergman, pois é a sua primeira produção internacional, feita com capitais maioritariamente americanos. A trama narrativa mostra a ligação ilícita entre uma sueca casada e um arqueólogo americano e as dificuldades que os dois têm em se entenderem. Bibi Andersson tem uma presença excecional. Recebido sem muito entusiasmo à época, é um filme a rever. O filme não é exibido na Cinemateca desde 2011.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui