CICLO
No Centenário da Estreia de Amor de Perdição


Esta sessão de AMOR DE PERDIÇÃO, de Georges Pallu (1921), assinala o centenário da estreia do filme (a 9 de novembro de 1921, no Cinema Olímpia, no Porto, com a primeira apresentação pública da nova cópia digital e da partitura original composta por Armando Leça, reconstruída e adaptada por Nicholas McNair, após um trabalho de transcrição e estudo crítico levado a cabo pelos musicólogos Manuel Deniz Silva e Bárbara Carvalho, da NOVA FCSH. A partitura será interpretada ao vivo por Nicholas McNair e os solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigidos pelo Maestro Cesário Costa.
Trata-se da continuação de uma parceria estabelecida em 2019 entre a Cinemateca, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, através do INET-md, e agora renovada com novos parceiros – o Coliseu do Porto e a Ágora – Cultura e Desporto E.M. – tendo como objetivo a reconstituição, interpretação ao vivo e gravação das três partituras originais compostas por Armando Leça para filmes da Invicta Film: A ROSA DO ADRO (G. Pallu, 1919), apresentada em 2019; OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA (G. Pallu, 1920), apresentado em outubro; e AMOR DE PERDIÇÃO (G. Pallu, 1921), apresentado este mês.
Combinando investigação inédita sobre cinema e música, este projeto aumentou o conhecimento sobre a história do cinema mudo português e, em particular, sobre a história da música escrita para cinema, ao mesmo tempo que permitiu a redescoberta de três filmes mudos portugueses de uma forma o mais aproximada possível ao modo como terão sido originalmente vistos e ouvidos, há exatamente 100 anos atrás.
A imagem digitalizada e a música interpretada pelos solistas da OML, que será oportunamente gravada, resultarão depois numa cópia digital de alta definição (DCP) para projeção em sala, assim como numa nova edição DVD da Cinemateca Portuguesa que dará continuidade à coleção de títulos do cinema mudo português.
A reconstituição e interpretação pública ao vivo, em Lisboa e no Porto, de AMOR DE PERDIÇÃO acompanhado pela partitura de Armando Leça, resulta de uma parceria institucional entre a Cinemateca, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Coliseu do Porto e a Ágora – Cultura e Desporto E.M..
 
 
13/11/2021, 17h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo No Centenário da Estreia de Amor de Perdição

Amor de Perdição
de Georges Pallu
Portugal, 1921 - 179 min
 
13/11/2021, 17h00 | Sala M. Félix Ribeiro
No Centenário da Estreia de Amor de Perdição
Amor de Perdição
de Georges Pallu
com Pato Moniz, Alfredo Ruas, Brunilde Júdice, Irene Grave, Samuel Dinis, Luis Leitão, António Pinheiro
Portugal, 1921 - 179 min
mudo, com intertítulos em português | M/12
com música ao vivo por Nicholas McNair e os Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direção musical do Maestro Cesário Costa
A mais famosa adaptação literária da Invicta Film e um dos trabalhos de maior fôlego de Pallu. A famosa sequência do namoro à janela, retomada pela versão de Manoel de Oliveira, é uma das melhores soluções narrativas que se pode encontrar nos filmes do realizador francês. Os vários exteriores do filme revisitam os principais cenários do romance: as ruas estreitas de Viseu, a Universidade de Coimbra e a cidade do Porto. A Mariana de Brunilde Júdice foi a primeira grande revelação do talento desta atriz e é um dos maiores trunfos do filme. A partitura original de Armando Leça foi reconstruída e adaptada pelo pianista e compositor Nicholas McNair, após um trabalho de transcrição e estudo crítico das fontes existentes levado a cabo pelos musicólogos Manuel Deniz Silva e Bárbara Carvalho, da NOVA FCSH.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui